Aljezur e São Brás de Alportel estão entre os Municípios que esta semana assinaram acordos de colaboração com o Governo para a realização de obras urgentes em escolas.
Em Aljezur, a intervenção na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância – Sede do Agrupamento Professora Piedade Matoso, representa um investimento de 200.100 euros e irá abranger, de acordo com a autarquia, várias «melhorias estruturais no edifício escolar, nomeadamente a reparação do campo de jogos, correção de fissuras, juntas de dilatação e pintura dos edifícios».
«Esta obra, identificada como necessária desde 2019, só agora reúne as condições para avançar, permitindo melhorar significativamente as condições físicas e de segurança da escola, beneficiando toda a comunidade educativa», frisa ainda esta Município algarvio em comunicado.
Já em São Brás de Alportel vão avançar obras na Escola Secundária José Belchior Viegas que contemplam reparações na cobertura, correção de declives para escoamento de águas, tratamento de fissuras, reparação de rebocos e juntas de dilatação, bem como pinturas exteriores e do pavilhão desportivo – um investimento de 200 mil euros.
«A educação será sempre a nossa prioridade, é o melhor investimento que podemos fazer na construção de um futuro melhor para a nossa comunidade. Com esta intervenção, estamos a dar resposta a uma necessidade urgente e a garantir que os nossos jovens possam aprender em espaços mais seguros, modernos e acessíveis para todos », frisa Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara.
As intervenções integram-se num programa nacional de reabilitação e conservação urgente de 28 escolas, promovido pelo Governo, que representa um investimento global de 6 milhões de euros.


