Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Contactar com a comunidade cabo-verdiana residente em Loulé, mas também marcar presença no Festival MED, que teve Cabo Verde como país convidado, foi o objetivo de uma visita que José Maria das Neves, Presidente da República daquele país africano, fez a Loulé, na quinta-feira, dia 26 de Junho.

A comitiva liderada pelo Chefe-de-Estado cabo-verdiano foi recebida no Salão Nobre dos Paços do concelho por Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Na sessão, José Maria das Neves considerou que «os municípios portugueses desempenharam um papel fundamental na instalação do poder local de Cabo Verde e no seu crescimento», devido à «proximidade e sabedoria destes para enfrentar os desafios».

lagos eventos

«O poder local está ao lado das pessoas, percebe as suas aspirações e sente com mais força a sua alma», disse o agora Presidente da República de Cabo Verde, que também já foi autarca.

Vítor Aleixo salientou que a comunidade cabo-verdiana em Loulé está «muito bem integrada, é feliz, é querida, mas naturalmente nunca esquece Cabo Verde».

A vinda dos cabo-verdianos para Loulé no início dos anos 70, para trabalhar na fábrica de cimento e na construção civil, e que aqui se fixaram, está na génese dos «fortes laços de amizade», mas o acordo de geminação com a Boavista veio reforçar também essa ligação de meio século.

Vítor Aleixou apontou «o enorme contributo que os cabo-verdianos têm dado para o desenvolvimento do nosso concelho».

«Somos migrantes antes de sermos cabo-verdianos», notou o Presidente da República, manifestando a sua gratidão pelo acolhimento que os seus conterrâneos têm tido em Loulé, um concelho que tem mostrado «que é possível a integração e construirmos sociedades inclusivas onde o diálogo é possível, onde o outro é considerado».

Num mundo marcado por «fortes restrições à mobilidade de pessoas e discriminação aos imigrantes», José Maria das Neves considerou que esta matéria deve ser «fonte de preocupação». «São tempos que exigem muita ponderação, muita sabedoria e muita prudência!».

A aposta em Cabo Verde como “País Convidado” do Festival MED q é «o culminar destes laços entre Loulé e Cabo Verde. Foi também por isso que o Chefe de Estado passou pela Zona Histórica de Loulé, onde teve a oportunidade de sentir um pouco de ambiente deste festival de músicas do mundo e assistir ao concerto dos cabo-verdianos Ferro Gaita», revelou a Câmara de Loulé.

A comitiva cabo-verdiana também visitou o património arqueológico concelhio do Cerro da Vila, em Vilamoura, e a exposição “Cartografias Transatlânticas”, integrada também na programação de Cabo Verde do MED’25.

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

jf-quarteira
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime

Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime

Sul Informação - Cemitérios do concelho de Loulé abertos mas com regras no Dia de Todos os Santos

Cemitério de Loulé vai ser ampliado

Sul Informação - Recuperados bens furtados numa garagem em Boliqueime

Recuperados bens furtados numa garagem em Boliqueime