Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Odemira lança OdeTE 2.0 para definir nova estratégia para a educação

O projeto “1000 dias”, pioneiro a nível nacional, de Apoio à Gravidez e englobando um Programa de Competências Parentais, para valorização da criança entre os 0 e os 3 anos, bem como a criação de uma Equipa Multidisciplinar Promotora da Saúde e do Bem-Estar.

Estas são as principais novidades da estratégia municipal na área da Educação, que o Município de Odemira está a implementar, com a revisitação do programa OdeTE – Odemira Território Educativo, projetada em quatro dimensões complementares: os atuais desafios da sociedade, saúde e bem-estar físico e mental, atração e vinculação ao território, futuro e legado para as próximas gerações.

Nos projetos já dinamizados, destaque para “Tempo da Calma” (técnicas de meditação e mindfulness nas salas de aula dos 1º e 2 º Ciclos) e “Sou e Estou Aqui e Agora” (sessões de Meditação, Taças Tibetanas, Yoga e Dança Criativa junto das crianças do ensino pré-escolar).

festas da cidade de olhao

Outra ação dinamizada nas escolas é o “Roteiro OdeTE”, que congrega a oferta às escolas, pelo Município, de atividades fora do contexto formal de sala de aula, para promover a aprendizagem de áreas científicas, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de cidadania e estimular a criatividade e imaginação através da leitura e da cultura.

A apresentação do Odete 2.0 decorreu no dia 28 de maio, no Quintal da Música, em Odemira, com a participação da comunidade educativa e das entidades locais com competências na área da infância, juventude, inclusão e desenvolvimento territorial. 

O OdeTE  – Odemira Território Educativo é o reflexo de uma estratégia coletiva, inovadora e enraizada no território, numa aposta num modelo de governação em rede que valoriza as pessoas, o conhecimento e a cooperação.

A nova fase, designada de OdeTE 2.0, é estruturada em 8 eixos que refletem um olhar abrangente e integrado sobre a Educação: 1. Estilos e Hábitos de Vida Saudável e com Propósito, 2. +Inclusão, 3. Eu e Outra/os, Nós, 4. Equidade Social, Justiça Intergeracional e Legado, 5. Valorização das Pessoas e da Comunidade, 6. Valorização do Território, 7. Valorização do Tempo, 8. Sustentabilidade.

Cada eixo integra vários projetos suportados pelo Município e desenvolvidos pelos serviços municipais e por entidades parceiras, dirigidos a alunos, docentes, não docentes, pais, encarregados de educação e comunidade em geral.

O programa, criado em 2015, tem o compromisso de garantir uma educação de qualidade assente na premissa que a educação é um direito fundamental e uma prioridade estratégica para o concelho, entendendo-se que a promoção do sucesso escolar exige um esforço conjunto e trabalho em rede baseado na confiança, participação e comunicação.

Os principais objetivos incidem em prevenir o abandono escolar precoce, melhorar o sucesso escolar, elevar os níveis de qualificação e formação e disponibilizar dados e estudos que fundamentem políticas educativas informadas e ajustadas ao território.

A nova fase da estratégia municipal para a Educação resulta de um processo de coconstrução, com a participação ativa da comunidade, através de consulta pública, da realização de focus groups nos diferentes territórios e de encontros com múltiplos intervenientes na área da educação. 

As competências do Município de Odemira no âmbito da Educação têm vindo a aumentar e, apesar das exigentes caraterísticas territoriais, a autarquia tem trabalhado no sentido de responder às necessidades da rede escolar local, constituída por cinco Agrupamentos de Escolas, com 18 Jardins de Infância, 16 Escolas Básicas de 1º Ciclo, quatro Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclos, uma Escola Secundária.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

festas da cidade de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar

Sul Informação - Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Sul Informação - Colisão na A2 perto de Almodôvar faz 3 feridos graves e 4 leves

Despiste na A2 provoca um morto e um ferido grave em Ourique

Sul Informação - Milhares desfrutaram do que há de melhor em Santiago do Cacém e na região

Milhares desfrutaram do que há de melhor em Santiago do Cacém e na região