O Museu de Portimão inaugura este sábado, 5 de Julho, às 17h00, a exposição “Planeta Azul”, da Algarve Artists Network (AAN).
Patente neste equipamento cultural até 28 de Setembro, a mostra, composta por pinturas e esculturas, «aborda a beleza da
vida e da natureza do planeta Terra, enquanto chama a atenção para a fragilidade do meio ambiente», explica a autarquia de Portimão em nota.
«A proposta da Algarve Artists Network, agora materializada em exposição, é mostrar a riqueza de uma beleza natural que há muito caracteriza a região e que a tornou um destino sem igual, mas também promover a consciência da necessidade da preservação de um valioso recurso natural, junto do público: a água», continua.
Com tonalidades de azul incontáveis, que podem ir da translúcida água-marinha até ao sombrio e escuro azul anil, «a água, nas suas diversas formas, reflete também a vida, como um espelho reluzente, nas tragédias dos fogos ou no branco mais puro dos icebergues», contextualiza a AAN.

A importância da água, como recurso indispensável para a vida de todas as espécies, é a razão deste alerta em forma de arte, onde ganha um peso fulcral «a conservação deste recurso, que depende em parte da alteração dos hábitos humanos», acrescenta o coletivo.
Numa região com fortes ligações ao mar, como é o caso do Algarve, a mostra composta pela visão plural dos 13 artistas da AAN «transmite uma mensagem clara sobre a urgência de preservar este recurso, afastando-o das fontes de poluição,
enquanto, em paralelo, o oceano, os rios e os lagos devem ser valorizados».
«É por esta razão que as pinturas e esculturas vão lembrar os visitantes que a ação diária de todos é vital», lê-se na nota.
O coletivo AAN é composto por Beata Palach, Birte Proettel, BJ Boutler, Brigitte von Humboldt, Claire Lloyd Bown, João Pinto, Jutta Mertens-Kammler, Kerstin Wagner, Lotti Klink, Rosa Pereira, Silvia Cavelti, Thea Booijink e Vera Christians.

Estes artistas, que fizeram do Algarve a sua “casa”, consideram que a sociedade civil necessita de reagir e deve procurar contribuir para salvaguardar o ambiente e a beleza deste território.
Não é, portanto, por acaso, que apelam a que todos «vejam» os efeitos do comportamento humano sobre a vida aquática, as aves e os organismos que vivem nos fundos marinhos.
A exposição “Planeta Azul”, patente até 28 de Setembro, é promovida pela Algarve Artists Network, com o apoio do Município de Portimão e pode ser visitada às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.
No entanto, entre 15 de Julho e 31 de Agosto, o horário do Museu altera-se para se adaptar à época estival, e passa a estar aberto de terça-feira a domingo, das 15h00 às 23h00.
O equipamento cultural encerra à segunda-feira e em feriados nacionais, sendo ainda de destacar a entrada livre para residentes em território nacional, aos domingos.




