Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Morreu António Boronha, antigo presidente do Farense

António Boronha, antigo presidente do Farense e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), faleceu este domingo, aos 76 anos, confirmou o clube algarvio.

«Faleceu António José Andrade Boronha, um dos presidentes mais mediáticos do nosso clube», revelou o emblema de Faro, nas redes sociais.

Natural de Faro, foi eleito presidente do Farense em 1989, sucedendo a Fernando Barata e conduzindo imediatamente o clube ao «momento mais alto da sua história», a presença no Jamor.

infraquinta rumo à sustentabilidade

No primeiro ano do seu mandato, os algarvios, orientados pelo espanhol Paco Fortes, não só conseguiram o regresso à então I Divisão, como chegaram à final da Taça de Portugal, perdida para o Estrela da Amadora após finalíssima (1-1 e 2-0).

Deixou o cargo em 1992, mas voltaria à liderança do clube de Faro quatro anos depois, para ficar até 1998 e depois integrar uma comissão administrativa.

António Boronha tornou-se depois vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que deixou com bastante polémica após o Mundial2002, quando fez um relatório com 69 pontos, com muitas críticas ao presidente Gilberto Madail e ao selecionador António Oliveira.

No capítulo profissional, teve uma carreira empresarial ligada à área da transformação de alfarroba, como administrador da Indal. Foi presidente do NERA e dirigente da associação europeia de industriais de alfarroba e de várias câmaras de comércio.

Também passou pela política: foi membro eleito pelo Partido da Terra na Assembleia Municipal de Faro, em 1993, e candidato às Legislativas como independente nas listas da CDU, em 1995.

Foto: António Boronha / Facebook pessoal

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

502967288_18299336923220896_7748979178711286125_n (1)

Câmara de Faro lamenta «profundamente» morte de António Boronha

banco alimentar

Campanha do Banco Alimentar recolheu 120 toneladas no Algarve

Apresentação Candidatura Cristóvão Norte e Macário Correia 2025 (1) (Custom)

Resolvido o «dilema» com Macário, Cristóvão Norte é o candidato do PSD à Câmara de Faro