Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Mértola, Serpa, Moura, Barrancos e 35 municípios espanhóis criam geoparque transfronteiriço

Quatro municípios alentejanos e 35 municípios espanhóis vão criar o Geoparque Transfronteiriço Ibéria, com vista a uma candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO

O memorando de entendimento para a criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) para a gestão conjunta do Geoparque Transfronteiriço Ibéria foi assinado esta quinta-feira na Mina de São Domingos, informou, em comunicado, a Câmara de Mértola.

O documento foi assinado pelos municípios de Mértola, Serpa, Moura e Barrancos, e pela Diputación de Huelva (Espanha), em representação dos 35 municípios espanhóis.

Banner lateral albufeira

Este AECT – uma entidade jurídica de cooperação europeia – será responsável, a nível transfronteiriço, pela coordenação da candidatura do território a Geoparque Mundial da UNESCO.

A formalização deste memorando representa «um passo decisivo para o reforço da parceria entre estas entidades, assumindo-se como um instrumento estruturante para o território».

Sul Informação

O AECT permitirá «potenciar as oportunidades de desenvolvimento económico, particularmente no setor do turismo».

Em simultâneo, promove-se «a coesão social e territorial, o desenvolvimento rural sustentável e a preservação dos valores naturais e culturais que caracterizam esta região ibérica».

O processo de criação deste agrupamento enquadra-se no projeto GEOTRANS, cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP Espanha-Portugal 2021-2027, «reforçando a importância da cooperação transfronteiriça enquanto alavanca para o progresso económico e social das regiões envolvidas».

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

jf-quarteira
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja viajou até à Geórgia numa missão institucional Erasmus+

IPBeja viajou até à Geórgia numa missão institucional Erasmus+

Sul Informação - Pela primeira vez premiou-se medronho na FACECO e o Monte Vale Doja foi o vencedor

O melhor medronho de Odemira vai estar a concurso na FACECO

Sul Informação - Associações «na corda bamba» para terem nadadores-salvadores no litoral alentejano

Associações «na corda bamba» para terem nadadores-salvadores no litoral alentejano