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Os empreendimentos turísticos algarvios aderentes ao selo “Save Water” atingiram, entre Março de 2024 e Março deste ano, uma redução de 13% no consumo absoluto de água e de 10% no consumo específico (por dormida), comparando com os consumos registados em 2023.

O Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia revelam o 6.º Relatório de Monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, que assinala o primeiro ano completo de implementação da iniciativa associada ao selo.

De acordo com o Turismo do Algarve, este desempenho traduz «uma poupança superior a 348 mil metros cúbicos de água, equivalente a cerca de 2% da capacidade útil armazenada nas albufeiras do Algarve» e traduz-se também «numa poupança média anual superior a 6.700 euros por empreendimento, com benefícios simultaneamente ambientais e económicos».

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A 31 de Março, 105 empreendimentos turísticos – representando mais de 30% da capacidade de alojamento instalada – aderiram voluntariamente ao Compromisso.

Foram identificadas e planeadas mais de 3100 medidas de eficiência hídrica, das quais 73% já estão implementadas. No que respeita ao Alojamento Local, a adesão encontra-se ainda numa fase inicial e de registo na plataforma.

“Os resultados do primeiro ano de implementação confirmam a eficácia do Save Water e reforçam o compromisso do setor turístico algarvio com a gestão sustentável da água. Mais do que um simples selo, trata-se de uma marca de responsabilidade ambiental e visão de futuro para o Algarve, num momento em que a escassez hídrica continua a exigir de todos uma ação coletiva e continuada”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

«A redução significativa no consumo de água demonstra que, através da colaboração e da adoção de práticas responsáveis, é possível aliar crescimento económico à proteção ambiental. O Turismo de Portugal orgulha-se de integrar e apoiar iniciativas como esta, que promovem um setor mais resiliente e preparado para os desafios do futuro, assegurando que o Algarve continue a ser um destino de excelência, sustentável e competitivo», sublinha Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Para a ADENE «a implementação do selo Save Water no setor turístico do Algarve, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, é um exemplo concreto do que pode ser alcançado quando se juntam esforços entre a ADENE, o Turismo de Portugal, e o Turismo do Algarve».

«Ao longo deste primeiro ano, trabalhámos em estreita articulação com os empreendimentos turísticos aderentes para monitorizar consumos, identificar ineficiências e apoiar tecnicamente a aplicação de milhares de medidas de poupança de água. A redução de 13% no consumo total e a poupança de mais de 348 mil metros cúbicos de água são a prova de que a gestão eficiente da água é possível, necessária e vantajosa. Este é um caminho de futuro, que exige continuidade, alargamento a novos setores e reforço do apoio técnico e institucional, e é nesse compromisso que a ADENE continuará empenhada», lê-se no comunicado.

A par da consolidação dos resultados alcançados, as três entidades continuam a trabalhar com as associações representativas do setor no alargamento do âmbito de aplicação do selo Save Water, incluindo outras atividades como o rent-a-car, a animação turística e a restauração.

Está igualmente em curso a avaliação de novos apoios financeiros e o reforço das ações de sensibilização e apoio técnico com vista a incentivar a adesão por parte de um maior número de empreendimentos turísticos e unidades de Alojamento Local.

Em paralelo, está assegurada a continuidade da monitorização neste ano em que muitas das medidas estruturantes já implementadas continuarão a produzir efeitos concretos.

O selo Save Water continuará a constituir um eixo prioritário das campanhas de sensibilização ambiental promovidas pelo Turismo do Algarve, com o apoio do Turismo de Portugal.

O objetivo é «reforçar a resiliência, a eficiência e a sustentabilidade do setor turístico da região».

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