Carlos Ludovico suspendeu, no dia 25 de Junho, as suas funções enquanto vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, para poder ser de novo o candidato do PSD à Câmara Municipal de Alcoutim.
Engenheiro agrícola de formação, com um mestrado na área, Carlos Ludovico assumiu essas funções no ICNF em Fevereiro deste ano, sucedendo ao socialista Joaquim Castelão Rodrigues.
Em declarações ao Sul Informação, Carlos Ludovico garantiu não ter ainda tomado «uma decisão final» sobre a sua eventual candidatura a Alcoutim, acrescentando que, «no momento em que tomar, não poderei estar nessas funções».
«Eu não podia estar em pleno exercício dessas funções e decidir ser candidato», acrescentou, citando a velha máxima de que «à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo».
«No dia em que eu decidir para um lado ou para o outro, já estou fora, já não participo em eventos oficiais nenhuns há bastante tempo, para que não possam acusar-me de usar as minhas funções oficiais para fazer campanha», esclareceu ainda.
Ao que o Sul Informação apurou, a decisão final está apenas dependente da aprovação, pelos órgãos regionais e nacionais do PSD, da candidatura de Carlos Ludovico à Câmara de Alcoutim, o que poderá acontecer «dentro de uma a duas semanas».
Quanto às suas funções como diretor regional do ICNF, essas serão asseguradas pelo Conselho Diretivo desse instituto. Os diretores regionais são, todos eles, vogais do CD do ICNF. Em caso de impedimento de um deles, é essa entidade que define o que acontece.
Carlos Augusto Caimoto Amaral Ludovico foi assessor da Câmara Municipal de Alcoutim, liderada então pelo social-democrata Francisco Amaral, de quem, aliás, é sobrinho.
Ingressou depois na então Direção Regional de Agricultura e Pescas, onde foi chefe de Divisão, tendo transitado para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (que absorveu aquela Direção Regional), onde também teve funções de chefia.
Tendo sido cabeça de lista do PSD à Câmara de Alcoutim nas Autárquicas de 2021, é vereador da oposição.
Volta agora a candidatar-se a uma Câmara que tem sido governada pelos socialistas nos últimos doze anos, sendo agora presidida por Paulo Paulino.
Obrigado por fazer parte desta missão!