A primeira viagem de um comboio elétrico, entre Faro e Vila Real de Santo António, na Linha do Algarve, realizou-se esta terça-feira, 24 de Junho.
Tratou-se de uma «marcha de inspeção dinâmica de catenária, tendo sido utilizada uma composição, cedida pela CP, constituída por uma automotora elétrica da série 2240 (UTE2240)», explica a Infraestruturas de Portugal, em comunicado.
A viagem foi um «êxito» e «foi realizada no âmbito do processo de certificação para a entrada em serviço da eletrificação que está a ser desenvolvido».
Com a conclusão da certificação da ligação entre as Estações de Faro e de Vila Real de Santo António, entram em serviço mais 56 quilómetros de via eletrificada na rede ferroviária nacional, um troço que serve diretamente os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
O início da operação com tração elétrica irá promover, segundo a IP, «uma forte melhoria dos níveis de operação, oferta e sustentabilidade do transporte ferroviário ao serviço da mobilidade das populações na região do Algarve».
Este é um investimento que «irá contribuir também para potenciar o setor do turismo, a principal atividade económica da região, através do reforço da mobilidade entre as principais cidades algarvias e das ligações de longo curso a Lisboa e ao Norte do país».
A operação da Linha do Algarve em toda a sua extensão, com recurso a material circulante elétrico, permitirá às populações algarvias dispor de acesso direto nos serviços de longo curso, sem necessidade de transbordo, e a redução do tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António em cerca de 25 minutos.