A Câmara de Vila Real de Santo António apresentou, no passado dia 30 de Abril, o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico, «um documento orientador que estabelece a visão, os objetivos e as ações prioritárias para posicionar o concelho como um destino turístico mais competitivo, atrativo e sustentável».
A sessão, que decorreu no Hotel Vasco da Gama, em Monte Gordo, contou com a presença do presidente da Câmara, Álvaro Araújo, do vice-presidente, Ricardo Cipriano, e do restante executivo, e reuniu dezenas de empresários e profissionais ligados ao setor do turismo e da restauração.
A apresentação técnica esteve a cargo do IPDT – Turismo e Consultoria, parceiro na elaboração do plano.
O plano resulta de um processo participado, que envolveu a auscultação da comunidade local e dos agentes económicos do setor.
«O objetivo foi garantir que o documento final reflete as necessidades reais do território e propõe respostas ajustadas à identidade de Vila Real de Santo António», refere a autarquia, acrescentando que «segundo a estratégia traçada, o concelho deve afirmar-se como um destino turístico de excelência, capaz de gerar valor durante todo o ano, com base na valorização dos seus recursos naturais e culturais, na qualificação da oferta e na diversificação das experiências propostas aos visitantes».

A ação prevista, com metas até 2030, está estruturada em quatro eixos estratégicos: governança e sustentabilidade; qualificação e valorização territorial; promoção e comunicação e novação e empreendedorismo.
O Município saliente que «estes eixos definem a linha de rumo para os próximos anos e enquadram um conjunto ambicioso de sete grandes objetivos estratégicos», entre os quais se destacam o reforço da notoriedade de VRSA enquanto destino turístico; a captação de investimento privado ou a redução da sazonalidade da procura.
Além disso, fazem parte dos objetivos a qualificação dos profissionais do setor; a promoção da transformação digital; a valorização do património identitário e o equilíbrio entre crescimento económico e sustentabilidade ambiental
Para dar corpo a esta estratégia, o plano define «três grandes programas de ação», que se desdobram em 38 iniciativas estratégicas que incluem «o reforço da promoção do destino em mercados prioritários»; «a criação de novas experiências turísticas, com enfoque em produtos náuticos, culturais e de natureza» a «dinamização da marca turística do concelho»; «valorização da Baía de Monte Gordo e do património do Guadiana»; «estruturação de redes e parcerias estratégicas com operadores e entidades regionais» e «apoio ao empreendedorismo e à inovação nos setores relacionados com o turismo».

Durante a apresentação, o presidente da Câmara de VRSA, Álvaro Araújo, afirmou que o plano representa um marco importante na afirmação de Vila Real de Santo António enquanto destino turístico sustentável e inovador.
Sublinhou que esta é uma estratégia «assente na identidade local, feita com quem vive e trabalha no concelho» e que aponta
«caminhos claros para qualificar a oferta e garantir um turismo que melhora a vida das populações».
O vice-presidente Ricardo Cipriano reforçou o caráter mobilizador da proposta, destacando que «este é um plano com visão, com medidas concretas e que nos compromete com uma ação consistente até 2030». Além disso, explicou que «o documento servirá como base para o trabalho articulado entre o município e os agentes do setor».
A implementação do plano será feita de forma faseada, com avaliações periódicas e espaço para adaptação à evolução do setor.
Com esta estratégia, Vila Real de Santo António considera que vai dar «um passo decisivo na estruturação do seu modelo de desenvolvimento turístico, orientado por princípios de sustentabilidade, inovação, qualificação e valorização territorial, num compromisso com o futuro económico e social do concelho».





