Vila Real de Santo António assinalou, na passada terça-feira, 13 de Maio, o 249º aniversário da sua fundação, com inaugurações e homenagens.
As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras, na Praça Marquês de Pombal, num momento simbólico ao som do Hino Nacional, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, e que contou com a presença dos órgãos autárquicos, forças de segurança e forças vivas do concelho.
Seguiu-se a inauguração do novo Posto de Turismo de Monte Gordo, situado na Avenida Infante D. Henrique. Este equipamento «apresenta um design moderno e funcional cujo investimento de 123 872,47 euros permitirá prestar informação turística e apoio logístico a visitantes nacionais e estrangeiros, reforçando Monte Gordo como destino balnear de excelência», diz a Câmara de VRSA.
Logo depois foi inaugurado o Gabinete de Apoio ao Munícipe de Vila Nova de Cacela, no Largo Manuel Cabanas, junto ao Centro de Saúde e à Junta de Freguesia. Com um investimento de 31.270 euros, o novo espaço dispõe de dois gabinetes de atendimento individual e integra valências de apoio técnico e serviços administrativos, aproximando a autarquia dos munícipes e valorizando a requalificação em curso do Jardim Manuel Cabanas.
A manhã concluiu-se no Centro Cultural António Aleixo com a Sessão Solene do Dia da Cidade, que incluiu dois apontamentos musicais da fadista Cuca Roseta.
No seu discurso, Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA, destacou os investimentos estratégicos em habitação, saúde, educação e turismo, colocando as pessoas no centro da ação política.
As celebrações do 249.º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António encerram esta noite com o concerto da fadista Cuca Roseta, na Praça Marquês de Pombal, seguido de um espetáculo de fogo de artifício no Rio Guadiana.
Medalhados no Dia do Município de VRSA:
Maria da Conceição Mateus Pires – Medalha de Mérito Profissional
Docente durante 45 anos, com um notável percurso como formadora, coordenadora e autora de provas nacionais, destacou-se também como consultora e mestre em Didática do Português. Foi vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal e continua a colaborar com instituições ligadas à educação.
Maria José Fortes Rebelo – Medalha de Mérito Profissional
Docente durante 31 anos em VRSA, destacou-se na integração de alunos em risco e na dinamização de iniciativas de combate ao abandono escolar.
Dr. António José Paleta Duarte – Medalha de Mérito Profissional
Médico de família em Monte Gordo e VRSA, cuja carreira de décadas garantiu cuidados de saúde essenciais às comunidades locais; continua a colaborar com a Santa Casa da Misericórdia de VRSA.
José Estevão Correia da Cruz – Medalha de Honra da Cidade
Jornalista, escritor e dirigente cultural, com percurso em órgãos de comunicação, promoção do património local e liderança de projetos transfronteiriços de informação.
Maria das Dores Dominguez Ramirez Galhardo Palmeira (a título póstumo) – Medalha de Mérito Profissional
Professora e poetisa vila-realense, autora de coletâneas de sonetos e de peças artesanais, cujo legado literário e artístico enriquece a identidade cultural do concelho.
Moto Clube do Guadiana – Medalha de Mérito Desportivo
Desde 1990, distingue-se pela combinação de paixão motard com ações solidárias, campanhas de recolha e sensibilização para a segurança rodoviária, incluindo o famoso Desfile dos Pais Natal.
ADP – Associação Desportiva da Praia da Manta Rota – Medalha de Mérito Desportivo
Fundada em 2009, tem impulsionado a pesca desportiva e a formação de atletas, promovendo a prática inclusiva e elevando o perfil desportivo da região.
Juventude Basquetebol Clube – Medalha de Mérito Desportivo
Em atividade desde 1986, referência na formação de basquetebol para várias idades, promovendo valores cívicos e desportivos junto das novas gerações.












