O primeiro voo direto entre os Estados Unidos da América e o Algarve vai aterrar no Aeroporto de Faro no sábado, dia 17 de Maio, dando o pontapé de saída para o que o Turismo do Algarve considera «um passo estratégico na aproximação do Algarve a um dos mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região».
A dois dias do voo inaugural da nova ligação direta entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines, o Turismo do Algarve veio a público assinalar o nascimento desta ligação inédita, que «abre um novo capítulo de oportunidades» para a região algarvia.
«Pela sua dimensão, perfil de viajantes e elevado potencial de crescimento, o mercado norte-americano vai continuar a merecer um olhar atento e uma estratégia alinhada com a ambição do Algarve enquanto destino turístico global», segundo aquela entidade.
«Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada. Vemos assim esta nova ligação aérea como um novo capítulo de oportunidades para a região, que queremos escrever com consistência e visão de futuro», afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.
O lançamento desta ligação chegou, de resto, a estar previsto para o Primavera de 2024, mas a United Airlines adiou o seu início para 2025, devido a uma auditoria de que a companhia aérea foi alvo por parte da autoridade federal de aviação norte-americana.
Para assinalar o voo inaugural da United Airlines, uma influenciadora digital norte-americana foi convidada a embarcar nesta primeira viagem para uma semana de imersão no Algarve.
Durante a estadia, a influenciadora «irá explorar alguns dos locais mais icónicos da região, produzindo conteúdos exclusivos para os seus seguidores e contribuindo para reforçar a notoriedade do destino junto do público norte-americano».
Os EUA são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve, registando uma procura crescente sustentada desde a pandemia. No ano passado, embora ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, alcançaram um crescimento de 13% face a 2023. O número de hóspedes também teve uma evolução positiva, alcançando quase os 200 mil visitantes – um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior.
Para o Turismo do Algarve, a concretização desta ligação direta «é fruto de um trabalho contínuo e estruturado levado a cabo pelo Turismo do Algarve, em articulação com diversos parceiros institucionais, e insere-se num plano de promoção externa mais alargado que tem vindo a ser intensificado nos mercados dos Estados Unidos e Canadá desde o início de 2024, como forma de capitalizar este aumento de procura».
Este ano «foram já realizadas cerca de uma dezena de ações especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a atratividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das atuais e outras futuras ligações aéreas entre os EUA e o Algarve».
«Entre as iniciativas mais recentes, destaca-se a organização de dois roadshows nos EUA, em Março e no início deste mês, que passaram por cidades como Nova Iorque, San Diego, Los Angeles e Boston, e que reuniram mais de três centenas de operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos, proporcionando oportunidades de contacto direto com empresas do Algarve, reforçando a presença e a competitividade do destino neste mercado estratégico», disseram.
Até ao final de Maio «estão previstas mais ações, nomeadamente a participação do Turismo do Algarve no evento L.E./Miami, considerado um dos mais relevantes no segmento de turismo de luxo do continente americano, e a organização, em parceria com a United Airlines, de uma visita de familiarização à região dirigida a nove agentes de viagens e operadores turísticos da América do Norte, com o intuito de aprofundar o conhecimento destes profissionais sobre o destino».
«Esta estratégia de promoção irá manter-se ao longo do ano, estando já prevista a participação em eventos de relevo como o Incentive Live workshop B2B (junho), o North America Golf Tourism Convention – IAGTO (junho), a IMEX America (outubro), a ILTM North America (outubro), o Tfest – Travel Fest (outubro) e a conferência anual da USTOA – United States Tour Operators Association (dezembro). Pretende-se, desta forma, reforçar o posicionamento do Algarve como destino de referência, reconhecido pela riqueza da sua oferta e pela capacidade de atrair e satisfazer os vários perfis de viajantes do mercado norte-americano», concluiu o Turismo do Algarve.
Principais ações direcionadas ao mercado norte-americano já realizadas em 2025
Evento SMU International (março 2025)
Participação, em Nova Iorque, neste evento profissional focado no turismo de negócios, reforçando a imagem do Algarve como destino para eventos corporativos.
Visita de imprensa: The Met Golfer (março 2025)
Organização de uma visita para o jornalista especializado em viagens de golfe David J. White, com foco na promoção do Algarve na revista Met Golfer, uma publicação de destaque na área de Nova Iorque.
Algarve workshop – Boston (março 2025)
Realização de um evento exclusivo em Boston, em parceria com a SATA Azores Airlines, para promover as rotas entre Boston, Nova Iorque e Faro, onde estiveram reunidas empresas do Algarve e daquele território, e imprensa internacional.
Evento “United Airlines New Services to Algarve”- Nova Iorque (março 2025)
Organização de evento, em colaboração com a United Airlines, para promover a nova rota para Faro, que contou com a presença de 50 agentes de viagens e meios de comunicação norte-americanos.
Visita de imprensa: revista Hemispheres (março 2025)
Organização de visita à região para a equipa da revista de bordo da United Airlines, que veio explorar a região e produzir conteúdos sobre o Algarve para promoção da nova rota Faro – Nova Iorque/Newark.
Evento The Meetings Space North America (abril 2025)
Participação neste workshop em Nice, que juntou compradores norte-americanos ligados à indústria dos eventos corporativos, e onde o Turismo do Algarve teve oportunidade de reunir com cerca de 30 potenciais clientes.
Evento Portugal Roadshow 2025 (abril 2025)
Presença neste evento profissional, realizado em parceria com a TAP Air Portugal, que permitiu reforçar a promoção do Algarve nos Estados Unidos junto de agentes e operadores turísticos.
Obrigado por fazer parte desta missão!