Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O empresário e economista José Roquette, cofundador da Herdade do Esporão, no Alentejo, vai ser distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora (UÉ), no dia 20 deste mês, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a academia alentejana indicou que a cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa a José Roquette realiza-se a partir das 15h00 do dia 20, na Sala dos Atos do Colégio Espírito Santo, o principal edifício da UÉ.

Segundo a UÉ, o discurso laudatório estará a cargo de Álvaro Beleza, presidente da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

recrutamento zoomarine 2025

Trata-se de «um reconhecimento pelo seu percurso como cidadão e empresário, pela ligação ao Alentejo e à UÉ, bem como pelo seu papel ativo na fundação e nos destinos da SEDES», realçou a reitora da academia, Hermínia Vasconcelos Vilar, citada no comunicado.

Nascido em Lisboa, José Roquette, de 88 anos, foi cofundador da empresa produtora de vinhos e azeites Herdade do Esporão, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, e da SEDES, tendo também sido presidente do Sporting e exercido outros cargos ao longo da sua carreira.

De acordo com a Universidade de Évora, a proposta para a atribuição deste grau honorífico a José Roquette foi apresentada por um grupo de professores da academia, a qual foi fundamentada pela ligação do empresário ao Alentejo.

«A sua ligação ao Alentejo é em muito marcada pelo seu legado na Herdade do Esporão, onde, como empresário e empreendedor, ajudou a traçar um novo rumo para o setor do vinho e novos modos de valorização dos recursos da região», sublinhou.

A UÉ realçou que «o Esporão foi uma empresa pioneira na modernização tecnológica da produção de vinho na região e introduziu novas estratégias de comercialização», salientando o contributo para «o posicionamento atual dos vinhos do Alentejo nos mercados nacional e internacional».

«José Roquette teve sempre uma colaboração ativa com a UÉ, nomeadamente através da participação em projetos de investigação nas áreas da vitivinicultura e mais recentemente do olival e do azeite, bem como a partilha de conhecimento nas áreas da gestão e da economia», frisou.

O empresário «foi também um dos grandes apoiantes do projeto de Alqueva no Alentejo», notou a academia, destacando José Roquette como «uma personalidade singular, que se distinguiu ao serviço dos outros e no apoio ao desenvolvimento do Alentejo».

«A sua preocupação com o futuro político, social e económico do país esteve constantemente patente na sua atuação cívica, tendo em 1975 fundado a SEDES, a par de outras ilustres figuras portuguesas, num compromisso com o país e com o mundo», referiu.

Atualmente, José Roquette é o presidente da Assembleia-Geral da SEDES e do núcleo da associação no Alentejo, do qual é o fundador.

A UÉ lembrou ainda que o empresário foi aluno do primeiro curso de licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e dirigiu os destinos do Sporting Clube de Portugal, clube fundado pelo seu avô paterno.

«Em gesto visionário, criou a primeira Sociedade Anónima Desportiva (SAD) em Portugal e foi mentor da construção do novo Estádio do Sporting e da Academia de Alcochete», acrescentou a academia alentejana.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

Banner lateral albufeira
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Enfermeiros_enfermeiras_Depositphotos_14149703_L

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

esfaquear faca crime

Polícia Judiciária procura suspeito de esfaquear homem na via pública em Évora

Psicologo_psicologia_Depositphotos_420537996_L

Especialistas apresentam hoje recomendações para uso clínico de psicadélicos