A Terracrua Design, referência nacional e internacional em planeamento ecológico da paisagem, convida agricultores, proprietários rurais e técnicos locais para mais um Dia Aberto na sua sede em Santa Clara-a-Nova (Almodôvar), com data marcada para segunda-feira, 16 de Junho.
Esta iniciativa oferece «sessões técnicas gratuitas e personalizadas, com o objetivo de apoiar a transição para práticas regenerativas e a valorização sustentável das propriedades rurais», explica a empresa.
Os Dias Abertos têm uma frequência mensal, realizando-se de 30 em 30 dias, e estão abertos a participantes de todo o território do Alentejo, com sessões específicas para o concelho de Almodôvar e sessões temáticas alargadas a outros concelhos da região.
O evento consiste em três sessões individuais e presenciais por edição, com duração de 1h30 cada, onde os participantes recebem aconselhamento técnico direto e estruturado sobre a sua propriedade, com base num mapa base preparado previamente pela equipa da Terracrua Design.
A documentação (caderneta predial, coordenadas, esboços) é analisada com antecedência para garantir um aconselhamento preciso e personalizado.
As sessões aplicam princípios de Ecologia Regenerativa, Design Keyline e Permacultura aplicada ao território, abordando temas como a gestão da água (retenção, infiltração, armazenamento), acessos e circulação, zonamento produtivo e ecológico, florestação, regeneração do solo e usos mistos e ainda planeamento de investimentos e valorização de propriedades.
Os Dias Abertos destinam-se a agricultores e silvicultores, jovens agricultores em fase de instalação, técnicos agrícolas e ambientais, proprietários de terrenos rurais (em produção, pousio ou transição), bem como a quem pretende regenerar, valorizar, transformar ou vender propriedades.
As sessões são exclusivas para propriedades localizadas no Alentejo.
A participação é gratuita, mas a inscrição, obrigatória, deve ser feita até 5 de Junho, clicando aqui.
A Terracrua Design é um estúdio especializado em planeamento regenerativo de território, fundado por Nuno Mamede Santos e com projetos implementados em Portugal, Angola e EUA.
Desenvolve estratégias integradas de gestão da água, acessos, zonas produtivas e ecologia, baseadas num framework próprio com mais de 300 propriedades desenhadas.
A empresa colabora com agricultores, municípios, ONG e investidores para estruturar o território de forma eficiente e resiliente, com foco em regeneração ecológica e valorização económica.
Em 2024 lançou também a plataforma Earthbenders.pt, dedicada ao planeamento automático de grandes territórios como bacias hidrográficas, reservas naturais ou explorações agrícolas de grande escala.
A Terracrua Design pode ser contactada através do email [email protected], no seu site na internet, ou no Instagram e no Facebook.
Obrigado por fazer parte desta missão!