O programa Equinócios, «um espaço privilegiado de experimentação, criação e partilha», já está em curso e vai que visa promover «a cultura enquanto fator de coesão social e de valorização dos talentos locais» em várias freguesias e localidades do concelho Tavira.
Esta iniciativa do Município de Tavira, em colaboração com o tecido associativo local, «destaca-se pela diversidade e qualidade artística, integrando propostas nas áreas da música erudita, jazz, fado, música coral e popular, teatro, dança, cinema, narração oral, performances multidisciplinares e ações com enfoque na ecologia e sustentabilidade», segundo a Câmara de Tavira.
«Na presente edição, foram recebidas 28 candidaturas válidas (número que ultrapassa o da edição anterior), o que reflete o crescente envolvimento, o dinamismo e a capacidade de iniciativa das coletividades tavirenses. Esta edição representa, ainda, um investimento municipal a rondar os 87 mil euros, traduzindo o claro compromisso da autarquia com o desenvolvimento cultural sustentado, o apoio às estruturas locais e a valorização do trabalho associativo», acrescentou a autarquia.
Pretende-se que o Equinócios «contribua de forma estratégica para o enriquecimento da oferta cultural na época baixa, afirmando Tavira como um território culturalmente ativo, participativo e inspirador ao longo de todo o ano, com atividades tanto na primavera como no Outono».