O Tribunal Judicial de Évora decretou hoje a prisão preventiva ao homem de 48 anos detido por suspeitas de ter agredido outro com uma faca, na via pública em Évora, provocando-lhe ferimentos graves, revelou fonte policial.
Fonte da Polícia Judiciária (PJ) indicou à agência Lusa que o suspeito de agredir um homem, de 52 anos, foi presente na quinta-feira e hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Évora.
O tribunal decretou a medida de coação mais gravosa e o homem foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o desenrolar do processo, segundo a fonte da PJ.
A Polícia Judiciária explicou na quinta-feira, em comunicado, que o suspeito do crime de tentativa de homicídio qualificado com recurso a arma branca, ocorrido no passado domingo, foi detido pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ.
Na origem dos factos terá estado «uma altercação entre o suspeito e a vítima, um homem de 52 anos, por motivos fúteis», no interior de um estabelecimento de restauração localizado junto ao mercado municipal da cidade, na Praça 1º de Maio, e «envolvendo a ingestão de bebidas alcoólicas».
Na sequência dessa altercação, e «com o objetivo de vingança, o suspeito muniu-se de uma arma branca e, após localizar a vítima, desferiu-lhe vários golpes, provocando-lhe ferimentos graves na zona abdominal», disse a PJ, acrescentando que o homem fugiu após o crime.
Os ferimentos, realçou, poderiam ter provocado a morte do homem esfaqueado, «não fosse a celeridade do encaminhamento hospitalar».
Segundo a Polícia Judiciária, na quinta-feira, a vítima encontrava-se ainda internada, mas já fora de perigo.
No domingo, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central recebeu às 15h34 um alerta para uma agressão, da qual resultou um ferido grave, na Praça 1.º de Maio.
Na altura, foram mobilizados os Bombeiros de Évora, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a PSP, com um total de seis operacionais apoiados por três veículos, incluindo a viatura médica de emergência e reanimação (VMER).