Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Os presidentes das duas juntas de freguesia do concelho de Alvito, no distrito de Beja, lideram o movimento independente que se candidata à câmara municipal, de maioria socialista, nas eleições autárquicas deste ano, foi hoje anunciado.

O Movimento Independente do Concelho de Alvito (MICA) já está legalizado e tem como cabeça de lista à câmara municipal Dinis Pinto, de 69 anos, presidente da Junta de Freguesia de Alvito, desde 2013, sempre eleito pela CDU e que não se pode recandidatar ao cargo devido à lei da limitação de mandatos, indicou o próprio à agência Lusa.

Em segundo lugar na lista ao município surge Agostinho Mira, de 71 anos, que lidera a Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia também há três mandatos, desde 2013, eleito pelo PS.

vamos à vila 2025

Dinis Pinto explicou hoje que a decisão de criar o MICA surgiu depois de os dois autarcas não terem sido convidados pelos respetivos partidos, dos quais já se desfiliaram, para integrar as listas nas autárquicas deste ano.

“Eles acham que já estamos velhos para a política, mas nós entendemos que ainda podemos dar mais uma corrida e, pelo menos, irmos às eleições, onde o povo decidirá”, disse à Lusa o cabeça de lista à câmara.

O aparecimento de uma candidatura independente à Câmara de Alvito não é inédito, uma vez que, entre 2005 e 2009, este município alentejano foi gerido por um movimento de cidadãos liderado por João Paulo Trindade.

O MICA vai apresentar candidaturas a todos os órgãos autárquicos do concelho, tendo como “maiores preocupações” o endividamento da câmara municipal e a questão da habitação, acrescentou Dinis Pinto.

O candidato independente à Câmara de Alvito é militar reformado e contabilista certificado, exercendo também o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia local.

Presidente da Junta de Freguesia de Alvito desde 2013, foi anteriormente vereador da CDU na Câmara de Alvito, entre 2005 e 2009.

A candidatura de Dinis Pinto à Câmara de Alvito é a segunda a ser oficializada, depois de a CDU ter confirmado como cabeça de lista o vereador sem pelouro David Serra.

O executivo da Câmara de Alvito, liderado pelo socialista José Efigénio, que cumpre o primeiro mandato, é atualmente composto por três eleitos do PS e dois da CDU.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre Setembro e Outubro deste ano.

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

macario-cristovao

Cristóvão e Macário apresentam candidatura a Faro esta sexta-feira

Marcelo Rebelo de Sousa Olhão Escola Secundária Presidente da República-4

PR vê condições de governabilidade e espera novo Governo perto do 10 de Junho

Depositphotos_Eleições Voto

Infografia: Veja como votou o Baixo Alentejo nestas Legislativas