O Portimonense, que já evitou a descida direta, continua em risco de terminar a II Liga em vaga de “playoff” de manutenção, depois de este sábado ter sido derrotado no campo do Académico de Viseu, por 2-1, em jogo da 32ª e antepenúltima jornada da prova.
A equipa viseense abriu o ativo por Simão Silva, aos 13 minutos, Tamble Monteiro empatou aos 17, de grande penalidade, e Paulinho garantiu os três pontos para os locais com um grande golo, aos 60.
O Portimonense mantém-se, à condição, no 14º lugar, com 34 pontos, mais quatro do que o Paços de Ferreira (16º, em vaga de playoff), mas já evitou a despromoção direta por ter vantagem no confronto direto com a Oliveirense (17ª, com 28 pontos).
O central Kelechi John e o lateral Keffel foram as duas novidades no onze dos algarvios, face ao empate caseiro (2-2) da semana passada frente ao líder Tondela.
Apesar de os “alvinegros” terem ameaçado primeiro, por Tamble Monteiro, aos três minutos, foi o Académico de Viseu, orientado por Sérgio Vieira – que começou a temporada em Portimão –, que se adiantou no marcador, por Simão Silva, aos 13 minutos, em recarga após defesa incompleta de Vinicius Silvestre.
O Portimonense respondeu quase de imediato, empatando aos 17 minutos, por Tamble Monteiro, na cobrança de uma grande penalidade a castigar mão na bola de Luís Silva.
A partida prosseguiu equilibrada até ao intervalo, mas as melhores ocasiões nessa fase pertenceram à formação algarvia, ambas desperdiçadas por Paulo Vítor, que também entrou na segunda metade a criar perigo.
O Académico mexeu na equipa e acabou por ter frutos, com o estreante Gohi a cruzar rasteiro para um remate perfeito de trivela de Paulinho, com a bola a entrar no ângulo superior direito da baliza de Vinicius Silvestre, aos 60 minutos.
A equipa de Portimão tentou responder, mas, desta vez, os beirões conseguiram segurar o ímpeto dos forasteiros, que só estiveram mais perto da igualdade aos 87 minutos, numa oportunidade flagrante desperdiçada por Danio Djassi.
Na 33ª e penúltima ronda, o Portimonense recebe o FC Porto B, 15º, com 32 pontos, num jogo crucial na fuga ao “playoff”, marcado para dia 11 de Maio, às 18h00.
Foto: Liga Portugal
Obrigado por fazer parte desta missão!