O Portimonense encerrou esta sexta-feira a temporada 2024/25 com uma derrota, por 2-1, no terreno do Alverca, em jogo da 34ª e última jornada da II Liga de futebol que valeu o 2º lugar final e a consequente subida dos locais ao primeiro escalão, 21 anos depois.
Os golos de David Bruno, aos 16 minutos, e Fernando Varela, aos 62, carimbaram a subida de divisão da equipa orientada por Vasco Botelho da Costa, com Kelechi John a marcar, aos 81, o tento de honra dos algarvios, que jogaram em inferioridade numérica durante 80 minutos.
O Portimonense, que tinha sido despromovido na época passada e apresentava-se como candidato ao regresso à I Liga no arranque da temporada, acabou por ter uma época negativa, que fechou no 15º lugar, um acima da vaga de “playoff”, com 34 pontos.
O guardião Maycon Cleiton, em estreia absoluta, Alemão, Diogo Ferreira e Danio Djassi foram as quatro novidades no último onze “alvinegro” da temporada, face à derrota caseira (0-3) da semana passada, frente ao FC Porto B.
Os anfitriões entraram a dominar, com algumas investidas à baliza algarvia, e beneficiaram da expulsão do central Alemão, que viu dois amarelos no espaço de poucos minutos (3 e 10) e deixou os visitantes com 10 elementos.
Ricardo Pessoa prescindiu do avançado Tamble Monteiro, para colocar o central Kelechi John, mas o ascendente do Alverca ganhou expressão no marcador, aos 16 minutos, numa recarga de sucesso de David Bruno, após a primeira defesa de Maycon Cleiton a remate de Anthony Carter.
Aproveitando a superioridade numérica, a equipa da casa manteve o domínio até ao intervalo, com Jefferson Maciel a evitar o 2-0 aos 45 minutos, e voltou do balneário novamente por cima na partida.
O 2-0 surgiu sem surpresa aos 62 minutos, com Fernando Varela a encaminhar os alverquenses rumo à subida, embora o Portimonense ainda tenha conseguido reduzir a diferença, por Kelechi John, aos 81, no seu primeiro golo na competição.
Foto: Portimonense SAD
Obrigado por fazer parte desta missão!