Uma noite de fados, marcada para a noite de 10 de Maio, será um dos pontos altos de um programa de atividades que o Mercado Municipal de Portimão, na Avenida São João de Deus, vai promover, entre os dias 3 e 31 deste mês.
Além desta proposta, o programa, integrado na campanha nacional “Gosto do Meu Mercado”, contará ainda com provas de vinho, promoções de produtos, uma exposição e um programa de rádio ao vivo.
Este é um evento que «coloca o foco numa importante infraestrutura da cidade e que pretende aproximar operadores e consumidores», segundo a Câmara de Portimão.
No sábado, dia 3, a programação arranca com uma prova de vinhos da Arvad Wine, que dará a conhecer os produtos vitivinícolas sob a sua insígnia.
Paralelamente, neste dia, vão decorrer promoções especiais no setor das flores, no âmbito do Dia da Mãe, que é assinalado no dia seguinte 4 de maio, «para que os consumidores possam adquirir um pequeno mimo para alguém especial».
No dia 10 de Maio, decorre o evento “H(à) Noite no Mercado”, «que leva este equipamento a abrir portas entre as 20h00 e as 24h00, com operadores e produtos e também com a atuação de artistas locais».
Os fadistas Pedro Viola e Teresa Viola, acompanhados por Vítor do Carmo (guitarra portuguesa) e Bruno David (viola de fado) são os artista convidados para esta iniciativa, «que promete ser um sucesso, valorizada também pela disponibilização de petiscos, este ano com a colaboração especial da petisqueira “Os Moinhos”».

Até ao final de Maio há também uma exposição patente no Espaço Multiusos, promoções de produtos nos vários setores deste equipamento e uma nova edição do programa de rádio “Bom dia, Mercado”, criado sob a chancela da Alvor FM.
A campanha nacional “Gosto do meu Mercado” é um evento integrado numa outra ação de âmbito internacional denominada “Love Your Local Market”, que visa criar redes que envolvam as comunidades em torno dos seus mercados de proximidade.
O objetivo é conduzir os consumidores a um envolvimento com os seus mercados locais, onde os comerciantes são proativos e dinamizam ações, promoções e eventos específicos.
Impulsionada desde 2012 pela União Mundial de Mercados Abastecedores e Municipais (WUWM), a campanha é coordenada em Portugal pela SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores e explora as potencialidades das redes sociais.
A WUWM tem, na atualidade, mais de 4.000 aderentes em 19 países, onde se inclui o Mercado Municipal de Portimão, equipamento que promove esta iniciativa pelo quinto ano consecutivo.
A programação completa da campanha nacional pode ser consultada aqui.
Em Portimão, a ação “Gosto do Meu Mercado” é organizada pela Câmara Municipal, contando com o apoio do Setor Hortofrutícola do Mercado e, em 2025, com a parceria da Arvad Wine e da petisqueira “Os Moinhos”.




