Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O Philosophy Spring Festival, organizado pelo Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão), começou esta quarta-feira, 7 de Maio, com uma tertúlia onde a convidada foi Cláudia Clemente.

Esta foi a primeira iniciativa de uma programação intensa e gratuita, que se prolonga ao longo do mês de Maio em diferentes locais da cidade e que inclui diferentes ações nas áreas da música, cinema, arte, teatro e literatura, sempre com a filosofia como ponto de interseção.

A edição deste ano centra-se no amor aos livros e à literatura, mas tem como marca, de novo, o espírito “lado B” vivido neste estabelecimento escolar e presente na filosofia que nele se ensina. A intenção dos organizadores é proporcionar aos adolescentes um conjunto de experiências diferentes daquelas a que estão habituados, suscetíveis de lhes criar um saudável “desassossego” e muitas emoções novas.

lagos eventos

As diversas iniciativas, algumas exclusivas para esta comunidade escolar, decorrem em espaços tão díspares como equipamentos culturais, uma unidade hoteleira, restaurantes ou coletividades locais, contando com o envolvimento do tecido empresarial e das associações.

Dado que o tema desta terceira edição são os livros, não podem faltar grandes nomes da literatura neste festival que tem vindo a ganhar importância a cada ano.

Esta sexta-feira, 9 de Maio, às 18h00, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão recebe a “Celebração do Livro” que contará com as presenças de Ana Maria Magalhães, coautora com Isabel Alçada da coleção “Uma Aventura”, Eduardo Jorge Duarte, escritor natural de Monchique e um dos valores emergentes da literatura, e Nuno Marçal, bibliotecário-ambulante da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova. 

A data escolhida para esta celebração do livro e da defesa da liberdade de expressão como património inalienável da Democracia e do 25 de Abril é simbólica, pois remete para o histórico 10 de Maio de 1933, conhecido pela “noite negra nazi”, em que milhares de publicações foram queimadas nas ruas de Berlim e outras cidades alemãs.

Ao longo do mês são ainda destaques o encontro com a filósofa Margot Cardoso (dia 14), a palestra com a editora da Ítaca Isabel Castro Silva (dia 16) e com o professor David Pinho Barros (dia 24), a exibição do filme “Pulp Fiction” (dia 17), oficinas diversas, uma peça de teatro, ou o lançamento do livro “Vemos, Ouvimos e Lemos”. da autoria de Porfírio Silva (dia 29), bem como ações de filosofia para crianças com Laurinda Silva dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo deste Agrupamento de Escolas.

O festival termina com a estreia da curta-metragem produzida e realizada pelos elementos do Clube dos Filósofos Vivos, no âmbito de uma oficina de cinema coordenada pela realizadora Carolina Ventura, no dia 31, às 10h30, na Algarcine – Cinemas de Portimão, seguindo-se no dia 6 de Junho, às 21h00, uma festa de encerramento no Clube União Portimonense.

Organizado pelo Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, o Philosophy Spring Festival conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, entre outras entidades e empresas do concelho.

inframoura cada gota importa
teatro das figuras

Também poderá gostar

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

bichos mochila teatro lethes_ PL (14)

Bichos que cabem dentro de uma “MOCHILA”