Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

O paraciclista Luís Costa, alentejano de Castro Verde radicado há décadas em Portimão, foi suspenso por dois anos, até início de 2027, na sequência do teste antidoping positivo realizado antes dos Jogos Paralímpicos de Paris’2024, indicou a União Ciclista Internacional (UCI).

Na lista de sanções da UCI atualizada esta segunda-feira, 12 de Maio, surge o anúncio oficial do castigo de dois anos a Luís Costa, que teve início em 20 de Janeiro deste ano e que terminará em 19 de Janeiro de 2027.

Luís Costa acusou positivo a clortalidona num teste antidoping positivo realizado em Paris dois dias antes de competir nos Jogos Paralímpicos, onde conquistou a medalha de bronze no contrarrelógio individual da classe H5, entretanto retirada.

jf-quarteira

«Não tenho mais nada a dizer publicamente sobre os pormenores deste processo que agora se concluiu. É hora de virar a página e seguir em frente. Apenas quero deixar um conselho aos atletas: tenham sempre muito cuidado com tudo o que ingerem, sejam alimentos, bebidas, suplementos ou medicamentos», referiu o atleta na sua página na rede social Facebook.

O paraciclista deixou claro que a sua carreira desportiva ainda não terminou, apontando um objetivo concreto.

«Poderão ficar surpreendidos (ou não, consoante o grau de conhecimento que possuam sobre mim), mas continuo a ter como objetivo participar nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028», assinalou.

Luís Costa sublinhou que continua a treinar «com o mesmo empenho» e que mantém «praticamente o mesmo nível de performance», mesmo sem treinador, ou sem acompanhamento médico, técnico e psicológico.

«Claro que não está a ser fácil, não só a nível da motivação, mas também porque as despesas de preparação são agora todas por minha conta. Logicamente perdi o direito a qualquer bolsa pública de apoio e claro, também perdi vários patrocínios, como seria de esperar», contou.

Apesar dessas dificuldades, prosseguiu, «não tenho qualquer dúvida de que vou voltar a vestir o equipamento de Portugal e tentar lutar por mais medalhas para juntar às 15 que já conquistei pelo nosso país (e não estou a contar com a de Paris)», sustentou Luís Costa.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

jf-quarteira

Também poderá gostar

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações

Foto: FPC (Arquivo)

Algarvia Beatriz Guerra 2ª na penúltima prova da Taça de Portugal de XCO

miguel-salgueiro-memorial-bruno-neves

Miguel Salgueiro (Tavira-Farense) vence Memorial Bruno Neves