A Orquestra de Jazz do Algarve, para começar bem o mês de Maio, junta-se a um dos principais nomes do Jazz brasileiro da atualidade, o pianista Amaro Freitas, com concertos amanhã, dia 3, e domingo, dia 4, em Lagoa e Faro.
Músico do mundo, cujo trabalho tem tido grande reconhecimento da crítica especializada e também do público, apresentou em 2024 o disco Y’Y, uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica e aos Rios do Norte do Brasil. Nesse trabalho, apresenta novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos.
Nos concertos no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa (3 de Maio, 19h00) e no domingo, à mesma hora, no Teatro das Figuras, em Faro, Amaro Freitas cria uma atmosfera de “floresta sonora” a partir do som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração.
Com temas de homenagem a Naná Vasconcellos e um tema melódico, no qual o piano apresenta-se com a m’birra, instrumento musical africano.
O pianismo afro moderno de Amaro traz à cena “Y’Y“, palavra do dialeto Sateré Mawé, chegando o “Gloriosa”, no qual o pianista convida o público a solfejar uma melodia.
A OJA salienta que «estamos já na fase de últimos bilhetes, para estes Concertos únicos de Amaro Freitas com a Orquestra de Jazz do Algarve».
«Um dos maiores pianistas brasileiros da atualidade traz a sua música original, com orquestrações originais de Henrique Albino, em estreia absoluta. A fusão do jazz brasileiro, da Amazónia, dos Ritmos, uma profusão de Música imensa!», explica a OJA.
3 de Maio, 19h00, Auditório Carlos do Carmo, Lagoa (últimos bilhetes):
Comprar bilhetes aqui.
4 de Maio, 19h00, Teatro das Figuras, Faro | Dias do Jazz:
Comprar bilhetes aqui