A Câmara de Mértola vai apoiar, com uma verba de 57 mil euros, obras de conservação em três igrejas do concelho, no âmbito de um protocolo que já tinha levado a intervenções noutros três edifícios religiosos em 2022.
Nesse âmbito, o município alentejano tinha celebrado um protocolo com a Fábrica da Igreja Paroquial de Mértola, com o objetivo de apoiar financeiramente intervenções de conservação em seis edifícios religiosos distribuídos pelo concelho.
Dando seguimento do protocolo, a autarquia concedeu recentemente uma comparticipação até ao montante máximo de 57.662,30 euros, destinada a obras de conservação nas Igrejas Matriz de Mértola, de São João dos Caldeireiros e de São Miguel do Pinheiro.
O apoio financeiro será transferido em duas fases: «metade após a adjudicação das intervenções e os restantes 50% após a sua conclusão», explica a Câmara.
Em 2022, já tinham sido feitos trabalhos de pinturas e pequenas reparações nas igrejas de Corte do Pinto, Espírito Santo e São Sebastião dos Carros, num valor até 18.245 euros, igualmente pago em duas fases.
Estes apoios inserem-se «na política contínua da autarquia de valorização do património religioso local», salienta o município alentejano, que assume «um papel ativo na preservação do edificado religioso, reconhecendo o seu valor histórico, cultural e social».
A autarquia reafirma ainda a intenção de «continuar a apoiar estas iniciativas nos próximos anos, contribuindo para a proteção de um legado que é de todos».
«A conservação do património religioso do concelho é entendida pelo município como um investimento na identidade local, com impacto direto no bem-estar das comunidades e na atratividade cultural e turística de Mértola», conclui a Câmara Municipal liderada por Mário Tomé.

Igreja Matriz de Mértola

Igreja de Corte Pinto

Igreja de São Sebastião dos Carros

Igreja de São Miguel de Pinheiro

Igreja de Espírito Santo

Igreja de São João dos Caldeireiros
Obrigado por fazer parte desta missão!