Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavita

Mais de mil artigos foram apreendidos na passada sexta-feira, 16 de Maio, em estabelecimentos comerciais dedicados à venda de produtos derivados da canábis, vulgarmente conhecidas por smartshops, no concelho de Albufeira.

A operação de fiscalização, levada a cabo pela GNR e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), decorreu na sequência de «diversos relatos de situações de emergência médica associadas ao consumo de substâncias adquiridas neste tipo de estabelecimentos».

Durante a operação, que teve como como objetivo «verificar o cumprimento dos normativos legais aplicáveis à comercialização destes produtos», a GNR detetou que havia vários artigos «fora das condições legalmente previstas».

jf-quarteira

«Estes produtos continham substâncias psicotrópicas proibidas, designadamente tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa presente na planta da canábis», explica a GNR em comunicado.

A operação culminou na identificação de três homens, com idades entre os 25 e os 63 anos, e de uma mulher de 37 anos.

Além disso, foram apreendidas 546 saquetas contendo liamba, correspondentes a 511 doses individuais; 406 cigarros manufaturados contendo liamba; 107 embalagens contendo haxixe, correspondentes a 290 doses individuais; e 38 dispositivos eletrónicos de inalação (vape pens) com THC.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Albufeira.

Numa nota enviada às redações, a GNR alerta para os riscos associados ao consumo de substâncias com efeitos psicoativos e recorda que a venda de produtos derivados da canábis «obedece a normativos europeus e nacionais bastante restritos, com regras definidas desde o cultivo da planta até à venda ao consumidor final».

Sul Informação

ideias negocios
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Encontro regional em Albufeira reforça rede de apoio aos cuidadores

Encontro regional em Albufeira reforça rede de apoio aos cuidadores

Sul Informação - Homem que mandou matar ex-namorada em Alvor com ácido foi detido

GNR detém quatro homens por roubo em Albufeira

Sul Informação - Prisão preventiva para jovem de 26 anos detido em Albufeira por tráfico de droga

Detido em Faro homem que roubava idosos e pessoas com limitações físicas