O livro “A Bíblia – em quadras”, do autor madeirense João Luís Gonçalves, é apresentado este sábado, 17 de Maio, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Loulé.
O livro é uma original e acessível abordagem à mensagem bíblica, apresentada em linguagem simples e popular, que se pretende acessível ao cidadão comum.
O autor propõe uma viagem completa pelas Escrituras, recriando os seus episódios, mensagens e personagens através da forma poética das quadras.
Este trabalho reúne 11 323 quadras que percorrem todos os livros e capítulos da “Bíblia”, tornando a leitura e compreensão do texto sagrado mais acessível ao cidadão comum.
Sempre que possível, são utilizadas as frases originais. No entanto, para construir a rima, foi necessário reescrever algumas frases, mas mantendo o pensamento e o espírito original do texto.
João Luís Rodrigues Gonçalves nasceu em 1960, na freguesia de Campanário, Ribeira Brava, Ilha da Madeira. Com uma formação inicial orientada para a vida religiosa, fez o Ensino Secundário no Seminário Menor do Funchal e frequentou o Seminário Maior da Sé, no Porto, entre 1978 e 1980, onde concluiu o segundo ano do curso de Teologia no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto (ICHT).
A sua carreira viria a seguir o caminho da magistratura, com uma destacada participação internacional em missões das Nações Unidas. Em Setembro de 2001, esteve em Díli, Timor-Leste, colaborando num curso de formação judiciária para magistrados e defensores públicos. A partir de 20 de Maio de 2002, exerceu funções como Procurador Mentor no âmbito do UNDP (United Nations Development Programme) e, entre setembro de 2002 e Junho de 2003, foi Procurador Internacional pela UNMISET (Missão das Nações Unidas de Apoio a Timor-Leste), no departamento de Serious Crime, que investigou crimes contra a humanidade resultantes dos massacres praticados pelas milícias em 1999.
Desde Setembro de 2022, exerce funções como Procurador-Geral Adjunto na Procuradoria-Geral Regional de Lisboa, acumulando uma vasta experiência na área da justiça, tanto em território nacional como internacional.
Este evento é de entrada livre.