Lagoa passa a ser oficialmente reconhecido como local de formação de atletas de alto rendimento em badminton, após a assinatura de um protocolo entre várias entidades para a criação de um novo polo.
No passado dia 3 de maio, foi formalizada a assinatura do protocolo para a criação do Polo de Alto Rendimento – Algarve, na modalidade de badminton.
O acordo foi celebrado entre o município de Lagoa, a Federação Portuguesa de Badminton e a ACD Che Lagoense, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Este protocolo insere-se «na estratégia nacional de valorização dos centros de formação desportiva de alto nível», refere a autarquia algarvia.
«Com esta assinatura, Lagoa passa a ser oficialmente reconhecida como local de formação de atletas de alto rendimento em badminton, o que representa um passo significativo na afirmação do concelho como referência no panorama desportivo nacional», reforça o município.

«Este protocolo representa uma enorme conquista para Lagoa. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do desporto e da formação de excelência. Estar associado à criação de um Polo de Alto Rendimento é um motivo de orgulho e responsabilidade, reforçando o nosso compromisso com os atletas e com o futuro desportivo da região», destaca o presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação.
O momento simbólico decorreu antes do início da 2.ª Jornada Nacional da Liga de Clubes 2025 de Badminton, que contou com a presença de 21 clubes e cerca de 150 atletas de todo o país.