A Inframoura vai avançar com a instalação do sistema de distribuição da Água para Reutilização (ApR) que irá ser produzida na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vilamoura, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que deverá estar concluído no próximo ano.
A empreitada prevê a construção de um reservatório, que será alimentado pela Águas do Algarve, que gere a ETAR de Vilamoura, de uma estação hidropressora e de «uma extensa rede de distribuição com cerca de 10 quilómetros», segundo a Inframoura.
«Esta rede, ligará o reservatório a 38 pontos de consumo existentes em Vilamoura, atualmente servidos por água potável e por água subterrânea», para que a ApR possa ser utilizada para «usos não potáveis, como irrigação de espaços verdes, lavagem urbana e limpeza de viaturas, contribuindo para a redução do consumo de água potável e para uma maior sustentabilidade hídrica na região».
A entrada em funcionamento desta rede «permitirá uma redução anual expressiva do consumo de água da rede pública na Inframoura de 34%, o equivalente a 136.684 metros cúbicos por ano».
«O projeto ApR Inframoura representa um passo significativo na promoção da eficiência hídrica e no aumento da resiliência dos sistemas urbanos de abastecimento de água face aos impactos das alterações climáticas», acrescentou a empresa.