Um homem de 30 anos suspeito de ter cometido «mais de duas dezenas de crimes desde o final do ano passado», em Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, foi detido na madrugada de terça-feira, dia 29 de Abril, pela PSP, quando estava a assaltar um estabelecimento comercial no centro da cidade de Olhão.
No dia anterior, o detido já havia cometido outro crime na mesma cidade, neste caso de roubo, cujas vítimas foram os locatários de um Alojamento Local da cidade.
Na terça-feira de madrugada, a polícia foi alertada para o acionamento do alarme de um estabelecimento comercial de Olhão e conseguiu surpreender e deter o suspeito, «que ainda se encontrava no seu interior a praticar o crime», segundo a PSP.
Após uma revista, foram encontrados e apreendidos diversos bens furtados, «nomeadamente 623 euros, quatro maços de tabaco, um telemóvel e os instrumentos que havia utilizado para arrombamento da porta de entrada».
Após a detenção, a PSP conseguiu logo referenciar o homem como autor de um roubo cometido no dia anterior, também em Olhão. O detido entrou num Alojamento Local e ameaçou as vítimas, que ali se encontravam alojadas, com uma arma branca, obrigando-as a fazer levantamentos de dinheiro em caixas Multibanco, apoderando-se de seguida deste.
A investigação levada a cabo pela PSP também permitiu «associar o suspeito como responsável pela prática de mais de duas dezenas de crimes desde o final do ano passado, registados em Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António».
Estima-se que «desta prática criminal reiterada desenvolvida pelo suspeito, onde se destacam crimes de roubo, furto qualificado e ameaça agravada, com especial preponderância em estabelecimentos de Alojamento Local e supermercados», o homem se tenha apropriado de bens no valor total aproximado de 9000 euros, «de onde se excluem inúmeros equipamentos elétricos e eletrónicos também furtados, cujo valor total ainda se encontra por apurar em concreto».
Após ter sido presente ao Tribunal de Olhão, o homem ficou em Prisão Preventiva.