Um homem de 36 anos foi detido ontem, 21 de Maio, em Aljezur, por permanência ilegal em Portugal.
Numa nota, a GNR explica que o homem «já tinha sido notificado, a 28 de Setembro de 2020, para abandonar voluntariamente o território nacional, notificação essa que não cumpriu até à presente data».
Esta quarta-feira, no âmbito de uma operação de fiscalização realizada no concelho de Aljezur, em coordenação com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), os militares da guarda verificaram que o cidadão em causa não tinha qualquer título ou autorização de residência válidos que legitimassem a sua permanência em Portugal.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Lagos.
Segundo a GNR, esta ação «insere-se na missão da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) de assegurar o controlo da entrada, permanência e atividades de cidadãos estrangeiros, bem como a vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres».