Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os trabalhadores dos bares dos comboios da CP estão hoje em greve, pelo segundo dia consecutivo, desta vez ao trabalho na Itau, a nova concessionária do serviço, com uma adesão de 100%, segundo um comunicado do sindicato.

De acordo com a nota do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte a «greve de dois dias que se iniciou ontem [sexta-feira] dos trabalhadores da Itau, S. A., que exercem a sua atividade profissional nos bares dos comboios mantém hoje uma adesão de 100%».

Segundo o sindicato, «os comboios que saíram da estação de Porto Campanhã foram todos com os bares encerrados devido à adesão total dos trabalhadores».

Banner lateral albufeira

A estrutura explicou que «a nova concessionária do serviço de refeições dos bares dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades, Itau, S. A., recusa cumprir o Acordo de Empresa (AE) em vigor».

Para o sindicato, «a posição da Itau é ilegal e uma afronta aos trabalhadores que justamente lutaram durante muitos anos pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho».

A estrutura acredita que a empresa «pode pagar os valores do AE de 2025 e respeitar, na íntegra, os direitos dos trabalhadores».

Os trabalhadores pretendem exigir escalas de horários que respeitem a carga horária de oito horas diárias e de 35 horas semanais, o pagamento do trabalho ao sábado e domingo com um acréscimo de 25% e do subsídio de refeição diário de 11,50 euros e 13 euros, «conforme determina o AE em vigor».

Exigem ainda o pagamento das diuturnidades no valor de 20 euros cada e dos prémios de responsabilidade e subsídio de transporte.

A Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) já “solicitou uma reunião à administração da CP e ao Secretário e Estado das Infraestruturas, mas não recebeu resposta”, lê-se na mesma nota, onde se acrescenta que também já foi pedida a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho.

A Itau foi, por sua vez, «convocada para uma reunião que deverá ter lugar nos próximos dias».

A concessão do serviço de bar dos comboios de longo curso da CP foi atribuída, desde o início de abril, ao Itau – Instituto Técnico de Alimentação Humana e alargada aos Intercidades da Linha do Alentejo, anunciou a empresa no mês passado, após meses de espera, nos quais decorreu o concurso.

Antes disso, os trabalhadores realizaram greves sucessivas, após falhas no pagamento de salários, por uma anterior concessionária, cujo serviço acabou suspenso. 

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Recycling Garbage

Recicladas mais de 100 mil toneladas de resíduos desde 2003 no Baixo Alentejo

Vehicle of the portuguese Republican National Guard

Prisão preventiva para suspeitos de furtos em Alcácer do Sal

legislativas-2025-800px copy

PODCAST Voz da Campanha: No domingo, o povo é quem mais ordena!