O Ginásio Olhanense sagrou-se este sábado campeão nacional do CN1 masculino, o terceiro escalão do basquetebol português, ao bater a Académica, por 64-61, na final realizada em Olhão.
O público encheu o Pavilhão Desportivo “Os Olhanenses” e ajudou a equipa da casa a derrotar os “estudantes” no jogo de atribuição do título, uma semana depois de as duas equipas terem garantido a subida à Proliga (segundo escalão).
Num jogo muito equilibrado, a Académica triunfou no primeiro período (21-18) e, apesar de ter cedido por dois pontos no segundo período (13-15), foi para o intervalo com vantagem mínima (34-33).
No reatamento, o Ginásio passou para a frente do marcador ao cabo do terceiro período (13-11) e também acabou por superiorizar-se nos últimos 10 minutos (18-16) para garantir a vitória na partida e o título nacional.
Robert McCoy (22 pontos e 11 ressaltos) e Rafael Wildner (17 pontos e 11 ressaltos) foram os jogadores em evidência na formação de Olhão, orientada por José Calabote.
A partida foi «um verdadeiro hino ao basquetebol», comentou Eduardo Cruz, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, entidade organizadora da final.
«O público e Olhão merecem o título», acrescentou, citado pela Federação Portuguesa de Basquetebol.