Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Um novo espaço dedicado à arte contemporânea e às expressões artísticas, com ‘workshops’ criativos, concertos, performances, exposições e debates, é inaugurado amanhã, sábado, em Beja, anunciou o Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, entidade promotora. 

Intitulado Futurama – Espaço de Artes e Conhecimento, o local ficará situado no Largo da Conceição, e marcará “o nascimento de um novo centro de dinamização cultural e artística no Baixo Alentejo”.

O Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo adianta que o espaço foi concebido para ser “um lugar de encontro entre a criação artística, o pensamento crítico e a partilha de saberes”, assim como “uma plataforma viva de experimentação, formação e diálogo entre artistas, pensadores e a comunidade”.

jf-quarteira

Trata-se de um investimento de cerca de 50 mil euros, cofinanciado pela Direção-Geral das Artes, a Fundação Millennium bcp e a Câmara de Beja.

“Mais do que um espaço físico, o Futurama pretende afirmar-se como uma plataforma cultural comprometida com a criação contemporânea, a formação artística e o envolvimento da comunidade, promovendo um território de encontro, experimentação e pensamento partilhado, sempre com acesso livre e gratuito para todos”, salienta o Futurama em nota de imprensa.

A partir de junho, o espaço iniciará uma “programação mensal contínua e inteiramente gratuita”, estruturada a partir de dois eixos principais: ‘workshops’, a realizar no primeiro sábado de cada mês, com artistas e formadores nacionais e internacionais, e debates sobre “as artes e a sociedade contemporânea”, no terceiro sábado de cada mês.

Segundo a entidade promotora, estas atividades regulares proporcionarão “experiências de criação intensiva, troca de sabres e práticas colaborativas” que irão “estimular o envolvimento do público e fortalecer o tecido artístico da região”.

Estes “serão espaços privilegiados de experimentação, onde se cruzam disciplinas como as artes visuais, o som, a performance, a escrita e as artes digitais”, adianta o comunicado.

Até ao final do ano, o espaço acolherá ainda duas exposições de artes visuais de longa duração, com obras de artistas convidados e trabalhos desenvolvidos no âmbito das atividades do Futurama.

A primeira exposição, “Caça-Palavras – caçar, semear, escalar e falar”, é da responsabilidade d’Os Espacialistas, será inaugurada no próximo sábado, às 15h00, e poderá ser visitada até setembro.

Esta exposição apresenta o resultado fotográfico de um projeto desenvolvido em Mértola pelo coletivo de arquitetos de Lisboa, no âmbito do Festival Futurama de 2024, com alunos do curso de Gestão Cinegética – Caça, Agricultura e Natureza da Escola Profissional ALSUD de Mértola.

A segunda exposição, a revelar futuramente, segundo a organização, ficará patente de outubro deste ano a janeiro de 2026.

O programa inaugural, no sábado, contará com a instalação artística “Entre”, de Maria Imaginário, no Largo do Museu Rainha D. Leonor, das 10h00 às 22h00, e o ‘workshop’ de teatro “Línguas”, promovido pela Malvada Associação Artística, às 10h00, além da ‘performance’ associada à inauguração da exposição “Caça-Palavras: Caçar, semear, escalar e falar”.

O Grupo de Cante Alentejano Futurama dá o seu concerto de estreia às 16:00, seguindo-se o debate “Os Espaços Culturais Independentes no Alentejo”, com diretores e representantes de diversos espaços culturais das sub-regiões, às 16h30, e a performance “Re Parar”, de Vanda R. Rodrigues, às 18h00.

O dia termina com concertos de Francisco Horta, Guilherme Oliveira ‘YVNG’ e d’Os Cantadores do Desassossego, com início marcado para as 19h00, 19h45 e 21h00, respetivamente.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

inframoura
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

estação da funcheira

Estação da Funcheira vai ser reabilitada com obras de meio milhão de euros

View from the back of a Portuguese policeman guards public order

PSP desmantela rede de tráfico de droga que operava em Beja

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho