Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Alunos de 20 centros de formação profissionais de Portugal e Espanha estiveram esta quarta-feira numa feira transfronteiriça, realizada em Ayamonte, no país vizinho, para conhecer oportunidades de estágios e emprego na fronteira.

A Feira Transfronteiriça da Oferta Formativa e dos Estágios Profissionais, que decorreu no Centro de Congressos de Ayamonte, foi promovida pelo projeto Eures Transfronteiriço Andaluzia Algarve.

Mesas técnicas, apresentações de produtos, showcookings e exibições das diferentes atividades que desenvolvem os centros educativos «complementaram-se com as relações que alunos e professores mantiveram com as empresas presentes na feira», refere a organização.

inframoura cada gota importa

O objetivo destas atividades, assim como do projeto Eures Transfronteiriço Andaluzia Algarve em geral, é facilitar a mobilidade laboral entre as duas regiões do sul peninsular.

O presidente da Eurocidade do Guadiana, Álvaro Araujo, indicou durante o ato de abertura que encontros como este «constroem pontes e novas possibilidades de qualificação, estágios e inserção profissional» para os jovens.

O autarca destacou a presença de setores como o turismo, a hotelaria, a indústria ou as energias verdes, «que requerem novos perfis profissionais, novas capacitações profissionais e uma maior adaptabilidade».

Os grupos empresariais presentes comprovaram «a qualificação e o alto nível formativo dos centros de formação profissional», ao mesmo tempo que os seus representantes participaram em diferentes mesas técnicas sobre temas como a mobilidade laboral, a adaptação do sistema educativo à realidade social ou as barreiras existentes no âmbito transfronteiriço.

Sul Informação

Também decorreram aulas abertas e conferências de orientação, como as oferecidas por Fabio Zerbo, do restaurante LPA, ou Lourenço Pereira, do Europe Direct Algarve, que explicaram aos assistentes o funcionamento do processo de seleção de pessoal numa empresa e as diferentes oportunidades que existem para realizar estágios profissionais na União Europeia.

Na feira, desenvolveram-se ainda diferentes demonstrações, a cargo de cerca de dezena e meia de centros educativos espanhóis, além da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal em Vila Real de Santo António.

As universidades de Huelva e do Algarve também apresentaram a sua oferta formativa.

vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

Construcao-civil_obras_trabalhadores_er_crop

Câmaras Municipais de todo o país afetadas por concursos públicos que ficam desertos

B-Travel

Faro vai a Barcelona mostrar a sua oferta turística na B-Travel

Start Work Portimão

Feira de emprego e formação profissional Start Work regressa a Portimão