As obras de requalificação integral da Estrada Municipal (EM) 531, no troço entre a zona da Penina e os Montes de Alvor, passando pelo Aeródromo, começam «em breve», anunciou ontem a Câmara de Portimão.
A intervenção, considerada «inadiável face ao avançado estado de degradação da via», contempla «a repavimentação profunda da estrada, uma das principais acessibilidades à vila de Alvor e ao Aeródromo Municipal de Portimão».
De acordo com a autarquia, a empreitada será dividida por fases, a primeira das quais a começar já na próxima segunda-feira.
Assim, de 12 a 19 de Maio, os trabalhos decorrerão entre a rotunda e a Igreja da Penina, com circulação automóvel alternada, regulada por semáforos, com o apoio dos agentes da autoridade.
A segunda fase desenvolve-se a partir de 19 de Maio, durante cerca de três semanas, com trabalhos entre a Igreja da Penina e o Aeródromo Municipal de Portimão, com interrupção total da circulação, sendo apenas garantido o acesso a moradores e utilizadores do aeródromo, em função do andamento dos trabalhos.
«Dada a natureza dos trabalhos e as características das vias alternativas locais (nomeadamente Chão das Donas – Sesmarias – Bemposta)», a Câmara de Portimão recomenda «fortemente» que veículos pesados e autocarros de passageiros evitem esta zona, optando por percursos com melhores condições de circulação.
A alternativa recomendada passa por circular pelo eixo Entrada do Hospital, Avenida Paul Harris e Avenida V6, seguindo-se pelos acessos habituais a Alvor.
O Município de Portimão relembra que, em paralelo, decorre «o complexo processo de expropriação e negociação de mais de 40 parcelas de terreno, etapa essencial para permitir, num futuro próximo, o alargamento da EM 531 a duas vias por cada faixa de rodagem, com a criação de passeios em ambos os lados».
A autarquia agradece a compreensão de todos os munícipes e visitantes pelos «eventuais transtornos causados», e sublinha que «esta é uma intervenção há muito aguardada e absolutamente necessária, tanto por quem reside na zona, como por quem utiliza diariamente esta ligação».
«Com esta obra, será reposta a segurança e a funcionalidade de um troço vital da rede viária do concelho, eliminando lombas desajustadas, além de resolver problemas graves de degradação do pavimento», remata a Câmara de Portimão.