O Estádio Algarve tornou-se recentemente membro efetivo da «prestigiada rede europeia» que integra os principais estádios do continente, juntando-se à Luz e ao Dragão, e encerrou o exercício de 2024 com resultado líquido positivo, anunciou a Associação de Municípios Loulé/Faro (AMLF).
O recinto algarvio foi recentemente integrado na European Stadium & Safety Management Association (ESSMA), uma entidade que congrega os principais estádios europeus «em torno das melhores práticas de gestão, segurança, manutenção e inovação».
Com esta adesão, o Estádio Algarve junta-se aos Estádios da Luz e do Dragão como um dos três representantes portugueses nesta «prestigiada rede europeia», sublinhou a AMLF, em comunicado divulgado na segunda-feira.
A participação na ESSMA permitirá «aceder a conhecimento técnico especializado, programas de benchmarking e formação, reforçando a visibilidade internacional da infraestrutura».
Trata-se de «uma validação do trabalho realizado nos últimos anos em domínios como a eficiência operacional, a modernização tecnológica e a profissionalização da gestão», acrescentou a associação de municípios.
O «reconhecimento internacional da infraestrutura e da sua liderança» já tinha tido um primeiro capítulo no início de 2025, quando o diretor-geral do Estádio Algarve, Nuno Guerreiro, foi convidado a integrar o comité de jurados do Stadium Business Awards 2025, uma das mais reputadas distinções do setor a nível global.
«Esta nomeação representa não só um reconhecimento pessoal, mas também um sinal inequívoco da credibilidade técnica e da relevância do Estádio Algarve no panorama europeu da gestão de infraestruturas desportivas», realçou a AMLF.
A associação que gere o Parque das Cidades revelou ainda que o Estádio Algarve encerrou o exercício de 2024 com um resultado líquido positivo de 51.207 euros, «consolidando uma trajetória de recuperação e sustentabilidade financeira iniciada nos últimos três anos».
Este desempenho – entre 2022 e 2024 são três anos seguidos de resultados líquidos positivos – confirma «uma evolução consistente e sustentada da gestão do equipamento, refletindo o esforço contínuo da AMLF na valorização de um ativo estratégico para a região».
«Este percurso tem sido acompanhado por um plano de modernização das infraestruturas, otimização de recursos e diversificação da atividade, com a captação regular de eventos desportivos e culturais de elevada notoriedade», referiu a associação.
O Estádio Algarve realiza, em média, cerca de 140 eventos por ano.
Em breve, será também inaugurado o novo Centro de Treino do Parque das Cidades, com dois campos relvados de futebol de 11 e outro de futebol de 9, onde será instalada a academia da Associação de Futebol do Algarve.
Obrigado por fazer parte desta missão!