Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

O Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão, integra o consórcio europeu do projeto Erasmus+ CLARKS – Climate Adaptation and Resilience Key in Schools, uma iniciativa internacional que pretende transformar as escolas em motores de mudança frente às alterações climáticas.

Com uma duração de dois anos, o projeto arrancou oficialmente a 15 de dezembro passado e prolonga-se até 14 de dezembro de 2026.

Segundo o Agrupamento, o projeto «visa desenvolver competências essenciais em alunos e professores para uma sociedade mais sustentável, através de uma abordagem pedagógica inovadora baseada na participação ativa, pensamento crítico, criatividade e gamificação».

lagos eventos

A parceria envolve instituições de quatro países europeus: Espanha, com o Instituto de Educação Secundária Botànic Cavanilles (entidade coordenadora), a ICATALIST e a CRESOL; Finlândia, com a escola Gaudia, de Lahti; Polónia, com a organização 4CF; e Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas João da Rosa e pela Universidade do Algarve.

Entre os objetivos do projeto CLARKS destaca-se o desenvolvimento de competências-chave para a adaptação às alterações climáticas nos alunos, bem como a criação de metodologias educativas centradas na ação e na inovação.

Ao longo do projeto, estão previstas mobilidades internacionais de alunos e professores, que permitirão partilhar experiências, aprofundar aprendizagens e fomentar uma cidadania ambiental ativa em contexto europeu.

O plano inclui ainda formações para docentes, produção de recursos digitais e ações locais de sensibilização, numa lógica de trabalho colaborativo e transferência de boas práticas entre parceiros.

A primeira reunião transnacional decorreu no dia 8 de maio, no Instituto de Educación Secundaria Botànic Cavanilles, em La Vall d’Uixó (Espanha), com a participação das professoras Ana Santos, Cristiana Encarnação, Sandra Lopes e Sandra Patrão.

  • inframoura cada gota importa
    faceco

    Também poderá gostar

    Sul Informação - Alunos do Colégio de Vilamoura voltam a partilhar Camões fora de portas

    Alunos do Colégio de Vilamoura voltam a partilhar Camões fora de portas

    Sul Informação - Petição com mais de 23 mil subscritores quer proibir uso de telemóvel na escola

    Ministro da Educação esclarece que proibição do uso do telemóvel é para alunos do público e privado

    Sul Informação - São Brás de Alportel entrega louvor a turma premiada em concurso literário nacional

    São Brás de Alportel entrega louvor a turma premiada em concurso literário nacional