Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) já iniciou a empreitada de reabilitação das caixas de visita e inspeção com vídeo (CCTV) dos coletores da rede de saneamento, nas zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor, com o objetivo de «combater as intrusões indevidas de água salgada que comprometem a eficiência do sistema de saneamento e o reaproveitamento das águas residuais tratadas».

De acordo com a empresa, encontram-se atualmente no terreno várias viaturas multifunções a realizar a limpeza dos coletores, «passo essencial antes da filmagem de vídeo que permitirá detetar pontos de entrada de água do mar na rede».

Estes equipamentos, dotados de sistema de reciclagem de água, permitem não só a remoção eficiente de areias e detritos, como também contribui para uma operação mais sustentável e económica.

recrutamento zoomarine 2025

«A entrada de água salgada nas redes de esgotos representa um desafio significativo para a sustentabilidade dos sistemas de saneamento, com consequências ao nível do aumento do consumo energético, corrosão de infraestruturas, emissão de odores, deterioração das condições de trabalho e comprometimento da qualidade da água residual tratada, designadamente para rega agrícola, de campos de golfe e espaços verdes», lê-se na nota.

Sul Informação

Além disso, dado que «existe o interesse de potencializar o uso desta água para reutilização» importa «garantir a sua qualidade para esse efeito e/ou reunir as condições adequadas para tal».

Com esta intervenção, será realizada a reabilitação de 65 caixas de visita, nomeadamente 44 em Portimão e 21 em Alvor; e a inspeção de cerca de 5.595 metros de coletores com vídeo, com o objetivo de identificar e corrigir eventuais anomalias que possam permitir a entrada de água salgada no sistema.

A empreitada inclui a lavagem e descontaminação das caixas, selagem de infiltrações, aplicação de revestimentos adequados à presença de gases agressivos, como o sulfídrico (H₂S), substituição de tampas e a realização de filmagens com maré alta, de forma a avaliar a influência das mesmas nas intrusões.

Este investimento insere-se no compromisso contínuo da EMARP com a eficiência dos sistemas urbanos de águas residuais, proteção ambiental e valorização da água tratada como recurso.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras