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A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) alertou hoje para a circulação de falsas sondagens nas redes sociais, apontando que estas situações «têm alto potencial desinformativo» e estão a ser alvo de abertura de processos.

No contexto das eleições legislativas de 18 de Maio, o regulador dos media «tem identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC», refere a entidade, numa nota publicada no seu ‘site’.

«Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador», adianta a ERC.

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O regulador dos media recorda, uma vez mais, «que os elementos essenciais para os cidadãos avaliarem a legalidade e a fiabilidade estatística de sondagens são a verificação que foi produzida por uma empresa credenciada pela ERC e que a sua divulgação é precedida do depósito obrigatório junto» da entidade.

Outro dos elementos é que «surge publicada e divulgada por órgãos de comunicação social» e que «é acompanhada de um conjunto de elementos obrigatórios (vulgo ficha técnica de divulgação), que incluem, entre outros, a identificação da entidade responsável e do cliente, o universo alvo, a dimensão da amostra, o método de amostragem, a taxa de resposta, a repartição da amostra, as margens de erro», acrescenta a ERC.

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