O avançado Darío Poveda foi este sábado o herói do Farense, assinando aos 90+1 minutos o golo da vitória (2-1) sobre o Famalicão, que acaba com um jejum caseiro de cinco meses e mantém a manutenção na I Liga em aberto para os algarvios.
Simon Elisor colocou os minhotos em vantagem no encontro da 32ª ronda, aos 30 minutos, e Filipe Soares restabeleceu o empate nos descontos da primeira metade, aos 45+4, com o dianteiro espanhol a colocar a sua marca no jogo com um grande golo de fora da área, no primeiro minuto dos descontos.
Os algarvios, que não venciam no São Luís desde 29 de Novembro de 2024, ocupam o 17º posto, com 24 pontos, os mesmos do AVS, 16º, em vaga de “playoff”, que esta segunda-feira recebe o Boavista, 18º e último, com 21.
Depois da derrota no terreno do Gil Vicente (1-0), Tozé Marreco operou três alterações nas escolhas iniciais da formação de Faro, com Marco Moreno, Filipe Soares e Rui Costa a voltarem à titularidade.
A primeira meia hora da partida ficou marcada pelo domínio e, cenário mais uma vez repetido no Estádio de São Luís, pela ineficácia ofensiva dos algarvios, que desperdiçaram quatro boas ocasiões.
Cláudio Falcão ameaçou duas vezes de cabeça, ambas ao lado, aos dois e seis minutos, enquanto Marco Moreno, também de cabeça, aos 27, e Rony Lopes, aos 29, obrigaram Carevic a excelentes defesas.
O Famalicão apresentou o contraponto à falta de pontaria do Farense e, na primeira incursão atacante, chegou à vantagem, com o avançado francês Simon Elisor, isolado por Gustavo Sá, a finalizar na cara de Kaique.
593 minutos depois do seu último golo no São Luís, a equipa da casa repôs a igualdade nos descontos do primeiro tempo (45+4 minutos), com Paulo Victor a descobrir Cláudio Falcão nas “costas” da defesa minhota e o médio a assistir para o desvio fácil de Filipe Soares.
A segunda parte arrancou com o Famalicão a ameaçar o segundo golo, num remate de fora da área de Aranda que obrigou Kaique a defesa apertada, mas prosseguiu com uma toada muito morna e equilibrada, sem perigo junto às duas balizas.
A emoção só voltou aos 77 minutos, quando Rui Costa, na sequência de livre, atirou forte de meia distância, para boa defesa de Carevic, com van de Looi também a ameaçar de fora da área aos 87, para outra defesa de Kaique.
O sonho da vitória parecia afastado, mas Darío Poveda, que tinha saltado do banco aos 79 minutos, com um forte tiro de fora da área, deu a vitória aos algarvios.
Na penúltima ronda, o Farense desloca-se ao campo do Vitória de Guimarães, em partida marcada para domingo, dia 11 de Maio, às 18h00.
Foto: Liga Portugal
Obrigado por fazer parte desta missão!