O primeiro Centro de Saúde Universitário do país, que fica localizado em Loulé, vai ser inaugurado no último dia deste mês, sábado, 31 de Maio.
A inauguração deste equipamento, agendada para as 17h30, é o culminar das comemorações da Semana do Município de Loulé, que começam já na próxima segunda-feira, 26 de Maio.
O novo edifício de serviços de saúde, erguido junto ao atual Centro de Saúde, começou a ser construído em 2022 e contará com
a Unidade de Saúde Familiar Lauroé, a Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade Gentes de Loulé, a Administração dos Cuidados Primários de Saúde do Algarve Central e a Unidade Académica de Formação e Investigação em Cuidados de Saúde Primários, o que lhe confere um carácter inovador e único no país.
Tal como o Sul Informação já havia noticiado, este espaço estará ligado ao ensino pré e pós-graduado, onde os profissionais poderão ensinar em todas as áreas da saúde, seja ao nível da medicina ou de outras profissões. Os serviços funcionarão em articulação com a Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve, mas, além da UAlg, poderá integrar alunos de outras academias para estágios ou profissionais que se encontrem a fazer a sua especialização.
O novo Centro de Saúde implicou um investimento de 7,3 milhões de euros, valor repartido pelo Município (65%) e Ministério da Saúde (35%).
A unidade está ainda, de acordo com a autarquia de Loulé, incluída na estratégia municipal de captação, fixação e diferenciação dos profissionais de saúde ao serviço da população do concelho.
Este edifício começou a ser pensado em 2010, quando foi assinado um protocolo entre a Câmara de Loulé (então presidida pelo social-democrata Seruca Emídio) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, segundo o qual o Município cederia um terreno para a instalação do ACES Central e de uma unidade de saúde.
Obrigado por fazer parte desta missão!