A Câmara Municipal de Lagoa está a investir mais de 115 mil euros na requalificação da sinalização urbana direcional do concelho, através da aquisição e montagem de novos painéis informativos, em várias localidades, e da retirada dos painéis antigos.
A empreitada, ainda em curso, tem como objetivo «melhorar a orientação e a mobilidade urbana, substituindo sinalética que se encontrava desgastada, com pouca visibilidade, sem uniformização e sem qualquer elemento de identificação promocional do Município», explica a autarquia.
Ao todo, serão colocados ou substituídos mais de 73 prumos de sinalização, com diferentes configurações de placas – desde estruturas de uma ou duas faces com três a seis placas, até sinalização tipo J3a e painéis de réguas.
Destacam-se, entre estes, 21 prumos de uma face com seis placas e 14 sinais de direção J3a em prumo galvanizado.
As novas estruturas estão a ser instaladas com um design uniforme, moderno e funcional, integrando no topo o símbolo do Município de Lagoa, reforçando a identidade visual do território e facilitando a leitura e compreensão da informação pelos utilizadores da via pública.
«Esta intervenção é mais um passo no compromisso que temos assumido com a melhoria da qualidade do espaço público em todo o concelho», afirma o presidente da Câmara Luís Encarnação.
«A nova sinalização substitui estruturas desatualizadas e pouco eficazes, melhorando a orientação de quem nos visita e também de quem aqui vive, tornando Lagoa um concelho mais funcional, mais acessível e mais acolhedor», acrescenta.
«Esta ação insere-se na estratégia municipal de modernização do espaço público e promoção da mobilidade, garantindo uma comunicação mais clara e uma valorização visual e turística do território lagoense«, revelou ainda a Câmara, em nota enviada à imprensa.
O Município de Lagoa prepara agora um procedimento para comprar prumos, com a mesma qualidade e design, destinados à publicidade direcional, para serem colocados em locais estratégicos do concelho e serem usados pelas empresas nele sedeadas.



