Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Assinado acordo para criação da primeira unidade de formação de bombeiros do Baixo Alentejo

O acordo de cooperação que formaliza a criação de uma nova Unidade Local de Formação (ULF) para bombeiros, em Ferreira do Alentejo, a primeira e única estrutura do género no Baixo Alentejo, foi assinado esta quinta-feira, 29 de Maio.

Este novo polo formativo será instalado no Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo, afirmando-se como «um marco estratégico no reforço da qualificação e preparação dos corpos de bombeiros da região», refere a autarquia local, em comunicado.

O protocolo foi celebrado entre a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo e a Federação de Bombeiros do Distrito de Beja.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A unidade permitirá a realização de ações de formação descentralizadas, com maior proximidade às corporações da região, «contribuindo para a capacitação técnica e operacional dos profissionais e voluntários que asseguram a segurança e proteção das populações».

A cerimónia de assinatura contou com a presença de Albertino Ventura, diretor nacional de Bombeiros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; Eduardo Correia, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses; Lídio Lopes, presidente da Escola Nacional de Bombeiros; Domingos Fabela, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Beja; Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo; e Vítor Roque, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo.

Todos destacaram a importância deste projeto «para a coesão territorial e para a valorização dos bombeiros enquanto agentes essenciais do sistema de proteção civil», sublinha a autarquia.

A criação desta Unidade Local de Formação representa «um compromisso conjunto com a excelência, a proximidade e a valorização do interior», reforçando a capacidade de resposta às exigências crescentes da atividade dos bombeiros e consolidando Ferreira do Alentejo «como um novo centro regional de formação e conhecimento no domínio da proteção e socorro».

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Rota Vicentina_20250517_recolha_lixo_RV_1

Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores

crianças_escolas_creches_recreio_3

Aldeias Crianças SOS alertam para escassez crítica de famílias de acolhimento

sms-computador-unsplash

Fisco alerta para nova série de emails falsos alguns a falar de possível reembolso