Representantes de entidades nacionais e regionais ligadas ao turismo industrial vão reunir-se nos dias 13 e 14 de Maio, em Portimão e São Brás de Alportel.
O 4.º Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI) pretende «promover a troca de boas práticas, fomentar a colaboração e valorizar o património industrial enquanto ativo turístico, cultural e educativo», refere a organização.
O primeiro dia dos trabalhos (13 de maio) decorre no Museu de Portimão, com sessões temáticas, apresentação de projetos de referência de norte a sul do país e uma mesa-redonda dedicada aos desafios do setor.
Está também prevista a intervenção da representante portuguesa na ERIH – European Route of Industrial Heritage, Alexandra Alves, bem como visitas ao Centro Interpretativo do Salva-Vidas e à antiga Lota de Alvor.
O segundo dia (14 de maio) será dedicado a visitas técnicas em São Brás de Alportel, com passagem por três recursos locais de turismo industrial: a Eco-Fábrica da Cortiça, o Museu do Traje e a Casa Memória da EN2.
A iniciativa é promovida pelo Grupo Dinamizador da RPTI, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, e conta com o apoio dos municípios anfitriões.
O Algarve conta atualmente com 22 parceiros na RPTI, que integra mais de 200 recursos em todo o país.