Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

O contrabaixista Adam Ben Ezra, a banda El Sonidero Insurgente, Mitsune, Virgem Suta e Filipe Sambado são alguns dos nomes que completam o cartaz da edição de 2025 do Festival MED, em Loulé, foi hoje divulgado.

Com metade do cartaz já anunciado, as novidades estendem-se a El Sonidero Insurgente (Argentina), Flanders Recorder Duo (Bélgica), Protus Marimba Quartet (Espanha), Lá no Xepangara (Moçambique, Brasil, Guiné Bissau, Portugal), Adam Ben Ezra (Israel, Portugal) e Daniel Kemish (Reino Unido).

Pelo centro histórico de Loulé, passarão também os nipónicos Mitsune, os jamaicanos The Congos & The Gladiators, a banda Grèn Sémé (Ilha de Reunião), tendo ainda sido revelados os nomes dos portugueses Homem em Catarse, Filipe Sambado, Virgem Suta, Cristina Clara, Nomad, Gil Fesch e Nuno Pinto – Duo de Guitarras, A Cantadeira, Nanook e Eduardo Ramos.

festival do marisco de olhao

A 21ª edição do festival, que decorre de 26 a 29 de junho, tem este ano Cabo Verde como país convidado, no mesmo ano em que se assinala os 50 anos da sua independência, estando prevista a realização de 54 concertos, com mais de 300 músicos de 30 nacionalidades espalhados por 12 palcos.

“Nestes dias, Loulé é um ponto de união de muitas nacionalidades, gente que vem de vários pontos do Globo e isso deixa-nos muito felizes”, referiu Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, citado num comunicado da organização.

Já o diretor do Festival MED, Carlos Carmo, notou que o país convidado, Cabo Verde, “faz o casamento perfeito com Loulé, onde existe uma forte comunidade cabo-verdiana e a relação entre a cidade e o arquipélago não podia ser mais consistente.”

A programação musical inclui um concerto de homenagem à cantora cabo-verdiana Sara Tavares, que morreu em novembro de 2023, estando também confirmadas as atuações de Cármen Sousa, Ceuzany, Ferro Gaita, de Dino D’Santiago com os Tubarões, e da Cesária Évora Orquestra.

Durante o MED, será possível assistir-se a tecelagem, panaria, olaria e cestaria a serem trabalhadas ao vivo, provar-se comida e bebida típica de Cabo Verde, e ouvir-se músicos a tocar batuque e cavaquinho ao vivo.

O cartaz inclui ainda Salvador Sobral, que vai fazer uma apresentação com a espanhola Sílvia Pérez Cruz, Carminho, O Gajo & As Sanfonas da Ponte Velha, Stereossauro, Ana Lua Caiano e Pedro Joia, os três últimos num projeto preparado para o festival.

O maliano Vieux Farka Touré, Jeneile Osborne, mais conhecida como Queen Omega, de Trinidad e Tobago, a porto-riquenha iLe, o galês Cerys Hafana, as portuguesas Milhana, A Garota Não, Valter Lobo vão também marcar presença no MED.

Systema Solar (Colômbia), Barrut (França), Balqeis (Egipto), Fulu Miziki (República Democrática do Congo), Sofian Saidi (Argélia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido/Itália), Shkoon (Síria /Alemanha), Alain Pérez y la Orquesta (Cuba), Paulo Flores (Angola), Tarwa-N-Tiniri (Marrocos) estão também confirmados no 21.º MED.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

sessões de cinema de inverno
zoomarine

Também poderá gostar

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

Carmen Souza

Este sábado há apresentação final do Festival MED, com concerto de Carmen Souza

Mostra Artes Plásticas

Casa da Cultura organiza mais uma Mostra Coletiva de Artes Plásticas de Loulé