Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“História Social de Portugal no Século XX: Literatura, Arte e História” é o tema de um curso de curta duração que a Biblioteca Municipal de Silves vai acolher no dia 14 de Junho, entre as 14h00 às 20h00.

Esta formação presencial, certificada pelo CDCP – Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica, é dirigida a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial, e será dinamizada pelos conceituados investigadores Raquel Cardeira Varela e Roberto della Santa Barros.

«Com uma abordagem centrada na história social, o curso propõe-se a analisar a história de Portugal a partir de uma perspetiva social e em diálogo com a literatura, desde a fundação da República, com os antecedentes no anarco-sindicalismo, desde 1890, passando pelas greves e lutas sociais da República, influência da revolução russa em Portugal, depois de 1917, o Portugal dos anos 1920 e as lutas políticas até à ditadura militar, em 1926», segundo a Câmara de Silves, que promove a iniciativa.

lagos eventos

«Seguir-se-á a história da ditadura até à Revolução dos Cravos, no biénio 1974 e 1975. Serão ainda objeto de análise obras de pintura de Júlio Pomar e Mário Dionísio, romances de Ferreira de Castro, Alves Redol e Soeiro Pereira Gomes, os painéis da gare marítima de Alcântara de Almada Negreiros, terminando com a análise de Levantado do Chão de José Saramago», acrescentou.

As candidaturas, limitadas a 60 participantes, estão abertas até 31 de Maio e devem ser realizadas online. Será dada prioridade a docentes do concelho de Silves.

jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Mário Rita

Mário Rita apresenta “Em Construção, Descida da Cruz” na Igreja da Misericórdia em Silves

View of Silves town buildings with famous castle and cathedral, Algarve region, Portugal

Silves volta a promover programa de ocupação de tempos livres dos jovens este Verão

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos