“História Social de Portugal no Século XX: Literatura, Arte e História” é o tema de um curso de curta duração que a Biblioteca Municipal de Silves vai acolher no dia 14 de Junho, entre as 14h00 às 20h00.
Esta formação presencial, certificada pelo CDCP – Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica, é dirigida a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial, e será dinamizada pelos conceituados investigadores Raquel Cardeira Varela e Roberto della Santa Barros.
«Com uma abordagem centrada na história social, o curso propõe-se a analisar a história de Portugal a partir de uma perspetiva social e em diálogo com a literatura, desde a fundação da República, com os antecedentes no anarco-sindicalismo, desde 1890, passando pelas greves e lutas sociais da República, influência da revolução russa em Portugal, depois de 1917, o Portugal dos anos 1920 e as lutas políticas até à ditadura militar, em 1926», segundo a Câmara de Silves, que promove a iniciativa.
«Seguir-se-á a história da ditadura até à Revolução dos Cravos, no biénio 1974 e 1975. Serão ainda objeto de análise obras de pintura de Júlio Pomar e Mário Dionísio, romances de Ferreira de Castro, Alves Redol e Soeiro Pereira Gomes, os painéis da gare marítima de Alcântara de Almada Negreiros, terminando com a análise de Levantado do Chão de José Saramago», acrescentou.
As candidaturas, limitadas a 60 participantes, estão abertas até 31 de Maio e devem ser realizadas online. Será dada prioridade a docentes do concelho de Silves.