Os diferentes serviços que integram a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve resistiram, «sem ocorrências críticas», ao apagão que afetou esta segunda-feira, 28 de Abril, todo o país e também a vizinha Espanha.
Num comunicado enviado esta terça-feira, 29, às redações, a ULS frisa que existiu «uma resposta eficaz à situação de elevada contingência ocorrida ontem» e esclarece que se registaram apenas «algumas falhas de abastecimento de água em vários dos mais de 90 edifícios da ULS Algarve espalhados pela região, sendo o mais relevante o que afetou o edifício do ambulatório hospitalar de Faro».
«Também o arranque do grupo gerador do Hospital do Barlavento Algarvio foi mais demorado do que o esperado, obrigando a intervenção manual, contudo, os sistemas vitais de suporte estando ligados a baterias e/ou a “ups” mantiveram o seu funcionamento sem incidentes», frisam.
Quanto aos serviços, a atividade programada não urgente dos centros de saúde e dos hospitais foi cancelada ao final da manhã de ontem, à exceção dos hospitais de dia para doentes oncológicos.
Já os Serviços de Urgência «funcionaram a 100% sem quaisquer constrangimentos, nos Hospitais em Faro, Portimão e Lagos e nos SUB de Vila Real de Santo António, Loulé e Albufeira», lê-se no comunicado.
De acordo com a ULS, existiu também «sempre reserva de camas de cuidados intensivos e de internamento» e «os partos normais e por cesariana realizaram-se normalmente».
Os Centros de Saúde mantiveram-se abertos para atendimento à doença aguda.
Hoje, «está retomada a normalidade de trabalho no SNS na região e será recuperada a atividade do dia de ontem nos próximos dias».
No comunicado, o conselho de administração da ULS Algarve agradece a toda a sua equipa de profissionais de saúde e aos trabalhadores dos serviços técnicos e serviços de apoio, pela «prova de elevada resiliência demonstrada». Além disso, agradece aos vários Serviços Municipais de Proteção Civil «que garantiram reposição de níveis de combustíveis para os grupos geradores e outros apoios pontuais, bem como ao Comando Regional de Emergência e Proteção Civil pelo apoio e acompanhamento permanente».
O Gabinete de Crise da ULS Algarve reuniu-se ontem e hoje e «fará a sistematização dos pontos que carecem de atenção para a melhoria continua do Plano de Catástrofe da instituição».
Obrigado por fazer parte desta missão!