“Solas”, Fernando Daniel, Requiem, Zoom – Encontro de Mediação Cultural, Tive 1 ideia para 1 dueto (redux) e festival “Os dias do Jazz”: o mês de Abril no Teatro das Figuras vai continuar com uma programação recheada de espetáculos e concertos.
Esta quarta-feira, 16 de Abril, será apresentado o espetáculo “Solas”, às 21h30. Inserido no Festival Verão Azul, uma organização da casaBranca – Associação Cultural, o espetáculo Solas, da jovem coreógrafa Candela Capitán, procura questionar a exploração e sobre-exposição do corpo feminino no mundo digital, sobretudo nas redes sociais.
Nesta performance, é utilizada uma «coreografia baseada em figuras eróticas acumulativas» que pretende «criar um diálogo crítico sobre a tecnologia, a identidade e a capitalização do corpo feminino na era digital», lê-se na nota do Teatro das Figuras.
A primeira tour internacional de Fernando Daniel, “V. H. Sessions”, iniciou no final do ano passado e faz paragem este Faro este mês. O concerto está marcado para 17 de Abril, às 21h30, com sala esgotada.

Para celebrar a Páscoa, o Teatro das Figuras e a Orquestra do Algarve apresentam, no dia 18, às 18h00, a obra Requiem, do compositor austríaco Wolfgang A. Mozart.
Neste concerto, dedicado a esta obra monumental, a Orquestra do Algarve será dirigida pelo maestro Pedro Neves e contará com a participação do seu Coro Comunitário e de quatro solistas convidados.
Nos dias 22 e 23 de Abril, acontece a primeira edição do Zoom – Encontro de Mediação Cultural, com o objetivo de «proporcionar um espaço de reflexão em torno da importância da mediação cultural no aprofundamento de práticas participativas nas organizações culturais e educativas».
Este evento integra as comemorações do 20º aniversário do Teatro das Figuras e tem participação gratuita.
Do encontro de Carolina Santos e Susana Nunes surge o espetáculo “Tive 1 ideia para 1 dueto (redux)”, que sobe ao palco no dia 24 de Abril, às 21h30.

Nesta peça de teatro, as atrizes partem de um sistema performativo com fragmentos de obras que não são suas e as quais reutilizaram, reduziram e reciclaram, tendo resultado «só duas atrizes em cena, muito próximas do público, a explicar porque é que escolheram cada umas das obras que «roubaram» e a reproduzi-las «o melhor que conseguem».
No dia 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz, o Teatro das Figuras dará início ao seu festival “Os dias do Jazz”.
O concerto de abertura desta edição estará a cargo do músico Zé Eduardo com a Jazz Mission Big Band, uma formação criada pelo próprio Zé Eduardo por encomenda do Instituto Cultural de Macau, com o objetivo de juntar músicos de Jazz provenientes de Portugal e Macau, bem como de outras nacionalidades.
A estreia desta formação decorreu em Dezembro do ano passado, no Teatro Dom Pedro V, em Macau, e agora, “Zé Eduardo e a Jazz Mission Big Band” apresentam-se no Teatro das Figuras, para a esteria nacional em Portugal.
Os bilhetes para os espetáculos no Teatro das Figuras podem ser adquiridos na bilheteira (de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou na BOL.