Uma inédita Queima das Fitas, que se juntará à já tradicional Benção das Pastas, mais barraquinhas de curso, uma aposta forte no cartaz musical e o regresso ao sistema de pagamento em dinheiro, em detrimento de pulseiras usadas em 2024, são as grandes novidades da Semana Académica da Universidade do Algarve, que vai decorrer entre 1 e 10 de Maio, no Complexo Desportivo da Penha, em Faro.
A apresentação oficial da 38ª edição da SA – cujo cartaz musical já havia sido anunciado na madrugada de 11 de Abril, num Arraial Académico, no Campus da Penha da Universidade do Algarve -, decorreu na quarta-feira, dia 23, no Fórum Algarve, e contou com a presença de Cifrão, Vintém e Diana Monteiro, membros dos D’zrt e das Just Girls, respetivamente, bandas que nasceram na série televisiva “Morangos com Açúcar” e que marcarão presença nesta edição da festa dos universitários algarvios.
Além do espetáculo “Cantar Morangos com Açúcar 20 anos”, o cartaz conta com artistas como Dillaz, Quim Barreiros, Badoxa, Plutónio e Soraia Ramos.
«A grande novidade que nós temos é mesmo a introdução da Queima das Fitas. Tivemos durante muito tempo a Benção das Pastas como a única celebração de conclusão do curso. Nós, enquanto Direção-Geral de 2025, depois de recolhermos aqui algumas impressões dos estudantes nos últimos anos, percebemos que, de facto, uma cerimónia totalmente religiosa para concluir aquilo que é o trajeto ou a trajetória de um estudante da Academia Algarvia não é suficiente», revelou ao Sul Informação Rodrigo Raziel, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, que organiza a festa.
«Portanto, nós vamos manter aquilo que é a tradição, que é a cerimónia da Benção, mas este ano vamos introduzir a Queima das Fitas, com algumas caraterísticas daquilo que é a tradição académica portuguesa. Acredito que a Academia está completamente entusiasmada com a introdução desta nova cerimónia», acredita.
Ambas as cerimónias acontecerão no sábado, dia 3, no Estádio Algarve, «com a Benção a iniciar por volta das 14h00 e a Queima das Fitas a iniciar por volta das 15h30 às 16h00».
Ao contrário da Benção das Pastas, uma cerimónia de cariz religioso que é uma tradição já enraizada na Universidade do Algarve, a cerimónia da Queima das Fitas não se realizava, até agora, na Academia algarvia.
«Esta será mais voltada para a celebração do que foi a vivência ou das recordações que a turma, aquele grupo de amigos, de colegas que viveu dois, três ou quatro anos em conjunto, partilham. A queima será muito voltada para essas memórias, para as imagens, fotografias, vídeos e todas essas recordações que se foram acumulando ao longo dos anos», explicou.
Outra mudança prende-se com o método de pagamento, que volta a ser o tradicional. «Vamos voltar a aceitar pagamentos eletrónicos, com cartão, MBWay, etc., e também em dinheiro. Não vamos ter o sistema de pulseiras» recarregáveis, usado em 2024, pois foram «identificados alguns constrangimentos» associados a este método de pagamento.
«Após auscultarmos os estudantes, decidimos aumentar das 22 ou 24 barraquinhas de curso que tivemos no ano passado, para passar a ter 30 representações», disse Rodrigo Raziel.
«Infelizmente, não conseguimos pôr todos os projetos que foram apresentados, ficaram ainda quatro de fora, mas conseguimos pôr uma esmagadora maioria da representação dos cursos na Semana Académica.

Quanto ao cartaz, Rodrigo Raziel acredita que conseguirá apelar a um público alargado.
«Conseguimos compilar um cartaz nosso, um cartaz de música portuguesa, e é muito interessante perceber que o feedback foi astronomicamente positivo. E depois, com a inclusão do “Cantar Morangos com Açúcar 20 anos”, um projeto giríssimo, vamos aqui despontar também muita nostalgia, juntar muitas gerações», acrescentou o presidente da AAUAlg e da Comissão Organizadora da SA.
«Os Morangos vão atuar no dia 3, que é o dia da Benção e o dia da Queima. Portanto, é um dia das famílias. Acredito que este dia vai ser muito concorrido, vai ser um dia com muito público, com muita afluência, tanto nas cerimónias no Estádio do Algarve, como no recinto, à noite».
«Nessa noite também temos Bandidos do Cante e o Time Travel, que é um projeto aqui da região. O cartaz conta ainda com o Quim Barreiros, que já não vinha cá há alguns anos. E depois temos artistas que neste momento se destacam muito no panorama nacional, como Dillaz, Plutónio Plutonio, o Badoxa, a Soraia Ramos e o Los Romeros, uma banda que também está em ascensão, com uma musicalidade muito gira, Wet Bed Gang e Karetus», acrescentou Rodrigo Raziel.
«Depois temos o dia das Tunas, que é importante referir, pois se as barraquinhas são o reflexo da nossa SA, as Tunas são o reflexo da nossa tradição Académica», concluiu.
Os bilhetes para a Semana Académica de 2025 já estão à venda aqui.
Cartaz completo da 38ªSemana Académica do Algarve:
1 de maio (Quinta-Feira):
Serenata de Abertura
2 de maio (Sexta-feira):
Dj Dadda
Plutonio
Zanova
3 de maio (Sábado):
Bandidos do Cante
Cantar Morangos
Time Travel
4 de maio (Domingo):
Cristiano Martins
Galopa
5 de maio (Segunda-feira):
Rúben Filipe
Quim Barreiros
6 de maio (Terça-feira):
Noninho Navarro
Maninho
7 de maio (Quarta-feira):
Since
ArtMusa
Dillaz
8 de maio (Quinta-feira)
Ismatuna
Tuna Bebes
Feminis Ferventis
Versus Tuna
Real Tuna Infantina
9 de Maio (Sexta-feira):
Badoxa
Soraia Ramos
Breyth
10 de Maio (Sábado):
Los Romeros
Wet Bed Gang
Karetus





Obrigado por fazer parte desta missão!