Oito recordes nacionais, 68 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze: estes foram os resultados da Seleção do Algarve no Algarve Open de Natação Adaptada, que se realizou nos dias 29 e 30 de Março, nas Piscinas de Albufeira.
A atleta Joana Lopes Salgueiro destacou-se ao conquistar seis recordes nacionais, nas provas de 50 e 100m Costas, 50 e 200m Livres, e nos 100m Livres, onde, após estabelecer um novo recorde nacional, superou a sua própria marca.
O nadador Enzo Dylan Messence foi outro dos destaques da competição, conseguindo uma das melhores performances por pontos, com o seu recorde nacional nos 100m Livres.
Na categoria de Estafetas S21, composta por atletas com Síndrome de Down, foi também estabelecido um novo recorde nacional.
A equipa foi formada pelos atletas Filipe Bjorcke Santos, José Gabriel Vieira, Alexandre Martins Silva e João Pedro Antunes. Filipe, Alexandre e João Pedro são atletas do Lagoa Académico Clube, sob a orientação do treinador Paulo Sousa. Já José Gabriel Vieira é do Futebol Clube Ferreiras e é treinado por Orlando Encarnação, que desempenhou o papel de Treinador Técnico Responsável pela Seleção do Algarve nesta competição.

A Seleção do Algarve garantiu o segundo lugar no medalheiro do Open de Natação Adaptada do Algarve.
Para a ANALgarve, este resultado «reflete o compromisso, a dedicação e a excelência dos atletas e treinadores da região, reafirmando a qualidade da natação adaptada no Algarve».
Aproveitando a presença de José Luís Côrte-Real no Algarve, um dos técnicos mais experientes de Natação Adaptada, a nova direção da Associação de Natação do Algarve quis saber mais sobre o projeto de inclusão para pessoas com necessidades especiais, que já foi abraçado pela Federação Portuguesa de Natação e tem como lema: “Aprender a nadar para incluir, formar para competir”.
O objetivo principal deste programa é a inclusão de pessoas com deficiência através da natação, promovendo o desenvolvimento físico, motor e emocional.